A nutrologia estuda os nutrientes no que tange as suas funções e suas alterações fisiológicas no organismo, seja no indivíduo que ainda não apresenta problemas de saúde ou em patologias em seu estado inicial ou avançado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A nutrologia estuda os nutrientes no que tange as suas funções e suas alterações fisiológicas no organismo, seja no indivíduo que ainda não apresenta problemas de saúde ou em patologias em seu estado inicial ou avançado. O médico que atua nessa área é chamado de nutrólogo.
Essa especialidade atua no tratamento da obesidade, performance esportiva, envelhecimento saudável, distúrbios metabólicos, absortivos, etc. Tem como principal objetivo a prevenção às doenças por meio da reeducação nutricional para que o indivíduo tenha qualidade de vida na sua juventude, na fase adulta e na velhice.
O tratamento do paciente é desenvolvido de acordo com o seu metabolismo para que os resultados sejam alcançados de forma satisfatória. É feito um “raio x metabólico ” da pessoa para diagnosticar qual nutriente faz mal a sua saúde e os mais indicados no tratamento.
A Nutrologia surgiu há aproximadamente 70 anos no Brasil, proveniente da Argentina. Em virtude das pessoas estarem cada dia mais preocupadas com o seu bem-estar, essa especialidade vem crescendo consideravelmente. Em Rondônia esse ramo da Medicina ainda é recente.
Dr. Bruno Guimarães, médico nutrólogo
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!