MP-RO ministra palestra sobre cyberbullying
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Atendendo ao convite Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos - CEEJA Euclides da Cunha, o Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Alvorada do Oeste, promoveu palestra sobre o tema Cyberbullying para um público de 80 estudantes, dentre jovens e adultos dos ensinos fundamental e médio, matriculados naquela unidade escolar.
A palestra integrou o Projeto Prevenindo Crimes Virtuais, desenvolvido pela escola, e teve como objetivo prestar orientações acerca da prevenção e combate ao cyberbullying, conhecido por alguns como “intimidação virtual”.
Utilizando vídeos educativos e outros recursos audiovisuais, o Promotor de Justiça Eider José Mendonça das Neves abordou tanto o bullying como o cyberbullying, fazendo uma diferenciação entre ambos e alertando para a “superexposição” dos usuários nas redes sociais.
Na oportunidade, o Promotor de Justiça abordou as práticas mais frequentes do cyberbullying, dentre as quais a postagem de ofensas em redes sociais; envio de mensagens instantâneas por SMS/MMS e pelo popular aplicativo de mensagem para smartphones, o whatsApp; criação de perfis falsos e acesso indevido de páginas usando o nome da vítima.
Na palestra, foram mencionadas as consequências danosas de tais práticas, as quais vão desde a vergonha e o constrangimento, até o isolamento social e, em casos extremos, o suicídio da vítima, como ocorrido com a adolescente norte-americana Megan Meier.
Durante a atividade, foram abordadas igualmente as principais condutas criminosas decorrentes do cyberbullying, a exemplo dos crimes de calúnia, injúria, difamação, constrangimento ilegal e ameaça, sem descurar das estratégias para prevenção e combate desse fenômeno.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!