Na oportunidade, os participantes apresentaram uma série de sugestões e discutiram questões essenciais que vão definir a forma de funcionamento da Associação, visando garantir o beneficio da coletividade.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma reunião realizada na noite desta quarta-feira (26/11) nas dependências do Centro de Convenções (Teatro Municipal) discutiu os primeiros detalhes da implantação da Academia Jaruense de Letras – AJALE.
Diversas pessoas marcaram presença no encontro, entre elas, o Secretário Municipal de Cultura, Ademir Sudário; o vice-presidente da Academia Rondoniense de Poesia (ACARP), João Batista Guilherme; os vereadores Benildo Márcio (PT) e Cássia Gomes dos Santos (PMDB); o apresentador do programa Tribuna do Povo, José Élcio Moreira; as diretoras das escolas Dayse Mara e Capitão Silvio, professoras Ivanete Cardoso Martins e Ciderli Santana, os professores escritores, Elias Gonçalves (Vivendo Nossa História), Nina Onésio (Nas Asas do Olhar) e Teófilo Lourenço de Lima (Do Monte Nebo a Jaru), além de outras pessoas que foram convidadas para participarem da solenidade.
O deputado estadual eleito, Lázaro Dobri, o Lazinho (PT), não pôde comparecer, mas foi representado pela esposa dele, a servidora da Emater, Roseli Dobri. A idealização do encontro foi feita há alguns dias pelo jaruense de coração, Raimundo Nonato em contato com outras pessoas que apreciam a arte literária local.
Diante disso, constatou-se a necessidade de se criar uma entidade que representasse a categoria em todas as instâncias, visando à valorização e o fortalecimento dos talentos locais, bem como a descoberta de novas habilidades no âmbito municipal. Assim foi criada uma comissão composta pelo próprio Raimundo, além do Secretário da SEMCEL, Ademir Sudário, a professora e poetisa Nina Menina e o também professor Elias Gonçalves.
Durante o encontro todos os presentes receberam uma minuta do futuro estatuto da AJALE. Na oportunidade, os participantes apresentaram uma série de sugestões e discutiram questões essenciais que vão definir a forma de funcionamento da Associação, visando garantir o beneficio da coletividade.
A reunião foi considerada bastante proveitosa pelos idealizadores tendo em vista a significativa participação do público presente. Um novo encontro será realizado no dia 08 de dezembro (segunda-feira) para deliberar sobre o Estatuto e a escolha da primeira diretoria da AJALE, além de outras questões referentes à entidade.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!