Prefeitos discutem soluções com Arom
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Iniciou na nesta quarta-feira (26), o programa “Arom Itinerante”, executado pela Associação Rondoniense de Municípios. São reuniões com prefeitos e secretários municipais, que devem ocorrer até o próximo dia 04 de dezembro, nos polos de Cerejeiras, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho, respectivamente.
O presidente da Arom e prefeito de Machadinho do Oeste/RO, Marinho da Caerd, abriu os trabalhos no município de Cerejeiras, com a presença dos prefeitos do Cone Sul. O municipalista explanou sobre os objetivos da entidade, enfatizando soluções administrativas sobre: fortalecimento da receita própria; políticas de resíduos; programas federais e municipalismo.
Na reunião, a Arom atualizou os participantes quanto das mudanças em Lei, como pisos salariais e veto presidencial ao projeto que previa prorrogação de quatro anos ao prazo para implantação da Política de Resíduos Sólidos pelos prefeitos. O dirigente da entidade também ressaltou as conquistas da Municipalidade ante os cenários nacional e estadual.
Além de levar informações, orientações e anotar solicitações dos gestores, a Arom incluiu abordagem sobre quesitos sociais, que foram discorridos pela represente do Movimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, Glanadir Bem. “Os municípios devem levantar todos os indicadores e inverter índices desfavoráveis”, resumiu a palestrante.
Prefeitos
O prefeito de Cerejeiras/RO, Airton Gomes enalteceu a Arom pela oferta de assessoramentos técnicos e elencou os pontos deficitários da gestão, destacando a união dos municípios pelas saídas sobre a problemática dos resíduos sólidos. “Temos falado muito sobre a questão. Vamos analisar as viabilidades e verificar as possibilidades de gerirmos o setor por meio de um consórcio intermunicipal”, disse.
Deocleciano Ferreira, prefeito de Corumbiara/RO, acentuou as responsabilidades jurídicas das prefeituras e as sanções dos órgãos de controle. O gestor também apontou as dificuldades do município e agradeceu a equipe da Arom, pela iniciativa. Da mesma forma, o Vice-prefeito de Cabixi/RO, que representou o prefeito Izael Dias e defendeu desenvolvimento das potencialidades e ações de sustentabilidade.
Já o prefeito João Miranda, de Pimenteiras/RO, observou que “os municípios pequenos não possuem técnicos para realizar projetos, temos folha alta e arrecadação pequena e a dificuldade em qualificação de pessoal”. E completou: “parabenizo a Arom pela vinda a nossa região, pois temos problemas peculiares do Cone Sul e precisamos de soluções específicas”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!