Foi realizada na quarta-feira, 26, às 18 horas no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, em Porto Velho, solenidade em comemoração ao aniversário da Instituição que este ano completou 39 anos de criação. Representando o governador Confúcio Moura, esteve presente o Secretário Chefe da Casa Civil, Marco Antonio de Faria. No evento foram concedidas Medalha do Mérito Forte do Príncipe da Beira, a maior Comenda da Polícia Militar de Rondônia a personalidades que prestaram relevantes serviços a Corporação. O comandante geral da PM, coronel Fernando Luis Brum Prettz, após sua fala, fez o lançamento da revista comemorativa dos 39 anos da Corporação. O general de brigada André Luis Novaes, Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, foi um dos agraciados.
Representando o governador Confúcio Moura, o Secretário Chefe da Casa Civil Marco Antonio de Faria fez um resumo da história da Polícia Militar de Rondônia desde a construção da sede do Quartel do Comando Geral, uma preocupação do ex-governador Jorge Teixeira de Oliveira, ao primeiro comandante geral da Unidade Militar. O chefe da Casa Civil destacou a atuação dos policiais militares na grande missão de servir e proteger a sociedade em todo Estado. “O governador tem um carinho muito grande pela Corporação e envia mensagem de grandes realizações não só na missão fim, mas dentro das filosofias de trabalho, como a Polícia Comunitária e outras que envolve nossa comunidade”.
Na Ordem do Dia, o comandante geral da PM coronel Prettz destacou os pioneiros que muito fizeram para que hoje, a PM possa estar presente em todas as localidades de Rondônia, “ vamos lançar um olhar sobre o passado, para reverenciar nossos antecessores e dizer aos mais novos que a história da nossa corporação foi escrita por homens e mulheres de fibra e caráter superiores, que através de suas ações enalteceram o nome de nossa querida Corporação”.
O comandante Prettz também destacou a tecnologia utilizada nas missões da PM e enalteceu os policiais militares que proporcionam uma Polícia Militar com elevado padrão disciplinar e ético: “nenhuma instituição avança quando próspera a indisciplina”. Nossa tropa é disciplinada e inspira credibilidade e respeitabilidade. Somos uma Polícia jovem e sem vícios. Precisamos manter nossos conceitos, manter uma postura séria, inteligente, criativa e ética e, assim, buscar a eficiência, a qualidade total e os resultados que são as prioridades das administrações modernas.
Foram condecorados com a Medalha Forte do Príncipe da Beira, personalidades Militares e Civis que contribuíram para o desenvolvendo das ações da PM em suas missões constitucionais.