General do Exército visita Vilhena para conhecer área que será permutada
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O General Paulo Sérgio foi recebido no gabinete da Prefeitura pelo Secretário de Integração Governamental, Gustavo Valmórbida, que representava o prefeito Rover, já que o mesmo se encontra em Brasília. Também participaram da reunião, a secretária municipal de Terras, Maria Terezinha Francisco, o chefe de Gabinete, Bruno Pietrobon, o vereador José Garcia e demais técnicos do município.
Além de mostrar a área no mapa e discutir as questões burocráticas, o grupo de secretários tamém levou os representantes do Exército para conhecer a área onde será construída uma vila militar. A área que o município vai disponibilizar para o Exército em troca da Cooperfrutos Aprovida fica após o bairro Ipanema, podendo ser possível o acesso tanto pelo loteamento quanto pela BR 364. “Nosso prefeito se empenhou desde o início em fazer essa troca, foi dele a proposta para resolver o drama que era vivido pelos produtores daquela região, já que não contavam com a segurança para investir e produzir em uma área que não lhes pertencia no documento”, afirmou Valmórbida.
O Exército já se manifestou definitivamente favorável à troca pela área, que será feita com o município. Após a permuta, as chácaras onde funciona o pólo hortifrutigranjeiro de Vilhena passam para a regularização através do Programa Terra Legal (do Incra) em parceria com a Prefeitura.
A negociação sobre a área, que pertence ao Exército, mas é ocupada pelos chacareiros há mais de 20 anos, começou em março de 2012. Na ocasião, a Ouvidoria Agrária Nacional realizou audiência em Vilhena e a disputa pela posse da terra esteve na pauta. Pela importância do setor produtivo para a economia e a agricultura local, o prefeito interveio e propôs ao Exército uma permuta pela área, onde a Prefeitura oferta outros terrenos em troca das chácaras, que passariam a pertencer aos produtores.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!