O momento foi de encaminhamentos com decisões concretas, para consolidar o plano de expansão do IFRO, proposto e subsidiado pelo governo federal.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A secretaria municipal de educação de Jaru – Semed, realizou na manhã desta terça-feira (04), no auditório do Ministério Público – MP, a terceira Audiência Pública com o intuito de discutir a implantação do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, no município.
O momento foi de encaminhamentos com decisões concretas, para consolidar o plano de expansão do IFRO, proposto e subsidiado pelo governo federal.
A proposta prevê a construção do Campus convencional, que já vem com recurso próprio orçado em 10 milhões de reais para a execução da obra, com 60 professores, 45 técnicos e 1200 alunos. “Existe uma possibilidade grande de ser aprovado, mas necessita de força politica local e regional para a aprovação junto ao Ministério da Educação”, destacou o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação do IFRO Uberlando Leite.
Segundo o deputado estadual eleito nas eleições de 2014, Lazinho da Fetagro, os benefícios que o IFRO trará para Jaru são imensuráveis. “Por isso que o projeto não pode adormecer, não podemos deixar para depois, as decisões tem que ser imediatas” completou.
De acordo com o vereador Benildo M. S. o IFRO em Jaru, significa oferta de educação de qualidade.
O secretário municipal de educação Leomar Lopes, falou que a vinda do IFRO é um avanço na educação do município. “Esperamos que a população entenda os benefícios que o Instituto Federal pode trazer para a nossa região”, frisou.
Antes de encaminhar o projeto de autoria do executivo municipal, que autoriza a doação do terreno para a construção da estrutura da escola federal, para apreciação e votação no legislativo, outra audiência foi marcada para a próxima segunda-feira (10) onde o será discutido junto à câmara de vereadores.
Atualmente o projeto de doação está sobe análise do Conselho das Cidades.
A reunião contou com a presença de profissionais da educação, servidores municipais, sociedade civil organizada, do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação do IFRO Uberlando Leite e do diretor geral do Campus de Ji-Paraná Vonivaldo Leão.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!