A equipe formada pelos alunos da Escola Heitor Villa Lobos de Ariquemes conquistou o 7º melhor lugar Nacional e 1º lugar da região norte na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na competição, a equipe sob o nome “Trojan 1.6” formada pelos alunos Gesse Dutra da Silva, Lincon Eleoi Barbosa e Gabriel Teixeira Manfrinato, obtiveram uma colocação que mostra os resultados impressionantes do trabalho realizado pela escola. “Ficamos muito satisfeitos por estarmos entre os 10 melhores do país, é gratificante e prazeroso isso nos incentiva a continuarmos a realizar este trabalho com nossos alunos” comentou a Coordenadora do projeto em na escola, Professora Sandra Viola.
A etapa nacional aconteceu em São Paulo, entre os dias 19 e 22 de outubro de 2014 na cidade de São Carlos, diversas equipes de todo país apresentaram suas invenções e experimentos na competição.
Os estudantes criaram um robô que funciona de forma autônoma e, na competição, deveria superar uma série de desafios propostos pela organização do evento, como desvio de obstáculos e resgate de uma vítima, representada na pista por uma lata de refrigerante.
A direção da escola, através da vice-diretora professora Maria Zenaide, comentou da satisfação do resultado da competição. “Estamos muito felizes com o resultado. Esse sétimo lugar tem gosto de primeiro, pelo nível dos finalistas que estavam competindo com nossos alunos”, comemorou.
“Nossos alunos e professores, quando motivados por meio de projetos como esse, normalmente revelam ter desempenhos que se equiparam aos dos estudantes de outras instituições. É por isso não medimos esforços para incentivar eles, aqui agradecemos a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que eles pudessem nos representar na competição”, enfatizou.
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utilizam da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!