Mais uma cirurgia de captação de órgãos é feita no Hospital Regional de Cacoal
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em 23 novembro de 2013, o Hospital Regional de Cacoal se tornou o primeiro hospital da rede pública de saúde do interior de Rondônia a realizar uma cirurgia de captação de órgãos. Onze meses depois, o HRC se iguala a capital do estado, Porto Velho, com a realização da quinta cirurgia de captação de órgãos, realizada nesta sexta feira, 24 de outubro.
Após o diagnóstico de morte encefálica feito pela médica neurologista Luiza Silva, parentes autorizaram a captação dos rins da doadora, uma senhora de 68 anos, vítima de um derrame. O procedimento foi realizado por uma equipe de Porto Velho, credenciada pelo Ministério da Saúde, com o auxílio de profissionais do Hospital Regional de Cacoal. Sob a coordenação do Dr. Alber Pessoa de Figueiredo, com o auxilio do Dr. Andrea Castagnaro e de dois enfermeiros, um auxiliar de enfermagem e um fisioterapeuta, a cirurgia teve aproximadamente 3 horas e meia de duração.
A doação dos rins da paciente respeita uma série de critérios de uma fila de espera nacional, sendo que a regionalidade é um desses critérios. Conforme explicou o médico, se em Rondônia ou estados vizinhos, houver algum paciente compatível, possivelmente este paciente receberá um dos órgãos. De acordo com o médico Alber Pessoa, os transplantes devem ser realizados em até, no máximo, 36 horas após a captação.
O médico informou ainda que equipes do Hospital Regional de Cacoal estão sendo treinadas para a realização de cirurgias de captação de órgãos. Como é o caso do médico Andrea Castagnaro que o auxiliou nesta cirurgia e já participou de treinamentos no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O objetivo dos treinamentos é tornar a equipe do HRC apta para a realização de cirurgias de captação de órgãos, fazendo com que não haja mais a necessidade de equipes de Porto Velho se deslocarem para o interior.
Na oportunidade, a equipe do HRC foi bastante elogiada pelo Dr. Alber e pela equipe de Porto Velho que vieram à Cacoal para realizar a cirurgia. “Queremos parabenizar o esforço da equipe do Cihdott (Comissão Intra-Hospital de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) de Cacoal, equipe da UTI, a neurologista, o Dr. Castagnaro e o pessoal do Centro Cirúrgico pela colaboração e todo o apoio que nos deram. Este é um trabalho de equipe e sem eles não teríamos conseguido. Todos trabalharam muito bem”, parabenizou o médico.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!