Segundo informações de moradores, os livros teriam sido descartados no Lixão durante o final de semana por um caminhão caçamba.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Denúncia feita por dezenas de moradores do distrito de Colina Verde, em Governador Jorge Teixeira, apresentou neste domingo (19) um bem acabado retrato da educação brasileira. Centenas de livros didáticos, alguns novos e sem qualquer marca de uso, foram despejados para descarte no Lixão Municipal do Distrito.
Segundo informações de moradores, os livros teriam sido descartados no Lixão durante o final de semana por um caminhão caçamba. Alguns livros, que são oriundos do Ministério da Educação (MEC), não possuem carimbo de origem, entretanto, outros apresentam o carimbo de identificação da Escola Estadual Cláudio Manoel da Costa, de Colina Verde.
Em contato telefônico com a Secretária Municipal de Educação, Daniele Bernaski, ela relatou que desconhece o ocorrido e que nenhuma ordem para descarte de livros partiu da Semec. Em virtude do episódio ter ocorrido durante o final de semana, não conseguimos contato com a Direção da Escola Cláudio Manoel da Costa para maiores esclarecimentos.
Não é a primeira vez que o descarte de livros didáticos em Governador Jorge Teixeira apresenta problemas. Há alguns anos a Promotoria de Justiça de Jaru impediu que alguns livros da rede municipal de educação fossem incinerados. Após o episódio, os livros foram amontoados em um galpão pertencente a Prefeitura e até o momento não se sabe o fim que os livros tiveram.
Revoltado, um morador do distrito registrou seu desabafo em um vídeo que circulou entre usuários da rede social Whats App durante todo o domingo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!