Os índios ofereceram resistência ao serem informados que seriam levados à sede da FUNAI em viaturas da PRF.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Onze (11) indígenas da etnia Enauenê Nauê, em passagem por Vilhena, na manhã desta segunda-feira, 13 de outubro, geraram um princípio de tumulto na BR-174, nas proximidades do Hospital Regional.
A confusão teve início quando agentes da Polícia Rodoviária Federal em patrulhamento pela rodovia avistaram o veículo Mitsubishi L-200 Triton, de placa AGH-5588/Maringá – PR, com várias pessoas em cima da carroceria.
Ao serem abordados, os indígenas foram identificados e disseram que se deslocaram até Vilhena, pela BR-174, para fazerem compras.
O motorista, que não portava a documentação obrigatória do veículo, ao ser informado sobre a infração de trânsito que estava sendo cometida e que não poderia mais seguir viagem naquelas condições, se exaltou e tentou argumentar com os agentes federais. O líder do grupo chegou a proferir ameaças aos federais. “Se vocês prenderem o nosso carro, nós vamos voltar aqui e colocar fogo em tudo”, disse o líder do grupo, que não quis se identificar.
Após quase 30 minutos de conversa, os agentes federais conseguiram convencer os índios para que fossem transportados em viaturas da PRF até a sede da FUNAI e de lá providenciarem veículos para o retorno do grupo à sua aldeia.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!