Teatro Estadual apresenta peça baseada em processos judiciais antigos

Teatro Estadual apresenta peça baseada em processos judiciais antigos

Teatro Estadual apresenta peça  baseada em processos judiciais antigos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta quinta-feira (25), às 20h, foi inaugurado o Teatro Estadual Palácio das Artes e a estreia foi com o espetáculo “Mulheres do Aluá”, que foi montado a partir de documentos que fazem parte do acervo do Centro de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça (CDH-TJRO).

Porto Velho teve uma noite de glamour com a entrega do novo espaço, belo, funcional e moderno, iniciando suas atividades em grande estilo. Destaque também a opção de inaugurar o espaço maior da casa com uma peça teatral enfocando uma história, produção e representação locais. Nesse particular reclama percepção alguns aspectos importantes do ambiente do evento, como a escolha da história de quatro mulheres do povo registradas em processos judiciais instaurados e julgados no primeiro quarto do século passado.

A peça teatraliza as histórias de uma hispânica, pivô de um homicídio, uma prostituta notória, uma negra barbadiana homicida e uma cigana acusada de feitiçaria. Eis os ingredientes garimpados pela pesquisadora Nilza Menezes do CDH-TJRO, roteirizado por Euler Lopes Teles e dirigido pelo diretor teatral local Chicão Santos.

É oportuno destacar, ainda, a dramatização de vidas retratadas em processos judiciais, pois a apresentação coloca em evidência o novo, o original, criativo e o melhor da produção cultural local. Alia-se a essa percepção o fato de que há mais histórias e espetáculos nesses acervos históricos, esperando que olhos atentos e curiosos os percebam.

Além da casa de espetáculos e dos artistas, a produção evidencia a criação dos pesquisadores e de acervos que nem sempre têm merecido a atenção e o cuidado reclamados por parte da administração pública.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS