‘Sistemas Agroflorestais’ será discutido no município

‘Sistemas Agroflorestais’ será discutido no município

‘Sistemas Agroflorestais’ será discutido no município

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Incra e a Ceplac realizam o I Seminário sobre “Sistemas Agroflorestais em parcelas de assentamentos rurais: um desafio a ser enfrentado no Estado de Rondônia”, nos dias 29 e 30 de setembro, no Centro Cultural de Machadinho d’Oeste (RO), integrante do programa Assentamentos Verdes e dirigido aos agricultores dos assentamentos, técnicos, instituições e movimentos sociais. 

Os órgãos possuem um acordo de cooperação técnica para introdução do sistema agroflorestal (SAF) com cacaueiros e essências florestais como modelo para reposição da Reserva Legal, em projetos de assentamentos localizados nos municípios de Buritis, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia e Vale do Anari. A superintendente substituta do Incra/RO, Elayne Friozo Pontes, explicou que “esse sistema está baseado em pesquisas da Ceplac e em experiências bem sucedidas de plantios desenvolvidos em áreas de produtores rurais.”

O acordo entre os órgãos conta ainda com a parceria de outras instituições como o Icmbio, Ibama, Sedam, Embrapa, Ifro, MDA, Emater-RO e da Oscip CES Rioterra que também apóiam o evento, em conjunto com as prefeituras de  Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Buritis e Campo Novo de Rondônia.

Os Sistemas Agroflorestais associam espécies como árvores, arbustos e palmeiras, com cultivos agrícolas ou com animais em um mesmo terreno, de maneira simultânea ou numa sequência temporal. São considerados como alternativa apropriada para os trópicos úmidos por apresentarem estrutura que se assemelha à floresta primária, aliada a presença de grande biodiversidade.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS