Agentes comunitários de endemias (ACEs) recebem treinamento na Capacitação em Hemoscopia de Malária, que começou no dia 12 de agosto e deve terminar nesta sexta-feira, 26 de setembro.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma nova turma de microscopistas está sendo formada no Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ). Durante aproximadamente um mês e meio, oito agentes comunitários de endemias (ACEs) recebem treinamento na Capacitação em Hemoscopia de Malária, que começou no dia 12 de agosto e deve terminar nesta sexta-feira, 26 de setembro.
As aulas são ministradas por dois microscopistas revisores que ensinam as práticas de coleta de sangue dos pacientes, tratamento do material coletado, coloração de lâminas para análise, orientações sobre o preenchimento de fichas do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (SIVEP_Malária), livros atas e liberação de diagnóstico. A atuação desses profissionais será essencial para ampliar a rede de diagnóstico e tratamento da malária em Porto Velho.
Segundo Socorro Braga, que coordena a Divisão de Pesquisa e Diagnóstico do DCZ, os agentes de endemias que recebem o treinamento passarão a atuar como microscopistas em Unidades de Pronto Atendimento 24h, Policlínicas e Unidades de Saúde da Família da capital e distritos. Esta é a terceira capacitação de um total de quatro que devem acontecer anualmente. A quarta e última deverá ser iniciada em novembro deste ano.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!