Escola Madeira Mamoré inicia aulas no presídio 'Urso Branco'

A (Sejus) informa que o principal objetivo do projeto é de garantir aos reeducandos oportunidade de avançar na escolarização, usando a educação como uma ferramenta de ressocialização social.

Escola Madeira Mamoré inicia aulas no presídio 'Urso Branco'

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As aulas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Madeira-Mamoré, da Casa de Detenção José Mário Alves da Silva (Urso Branco) entraram em vigor na última quarta-feira (24). O período de matrícula aconteceu entre 15 e 23 de Setembro.  A escola está ofertando aulas nas séries iniciais e modular e também de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A gerência de reinserção social da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) informa que o principal objetivo do projeto é de garantir aos reeducandos oportunidade de avançar na escolarização, usando a educação como uma ferramenta de ressocialização social, já que muitos deles não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio.

A nova escola possui duas salas, uma biblioteca, cozinha e banheiro. A capacidade é de 25 alunos em cada sala. A carga horária de estudo dos reeducandos será de 4 horas semanais, cursando da 1º a 3º série e da 5º a 8º série, nos períodos de manhã e tarde.

De acordo com o diretor da escola, Aristóteles Teles, é muito relevante o funcionamento das aulas dentro do presídio. A importância de abrir este núcleo da Escola Madeira-Mamoré e dar início as aulas é possibilitar um espaço para que o ensino e a aprendizagem se façam presente em um ambiente tão carente, onde a educação é um dos passos para a conscientização do reeducando, a transformação e a reintegração a sociedade. “Aqui é o momento onde o pensar científico e acadêmico começa a fazer parte do cotidiano mental, psicológico e educacional do apenado, explica”.

A Lei de Execução Penal N° 7.210, garante ao apenado que estudar a remissão de pena, o que serve de estímulo para muitos procurarem estas oportunidades, e isso pode levar ao contato com a leitura e até ampliar sua visão de mundo desses reeducandos.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS