O Juiz Eleitoral do município de Vilhena, Fabrizio Amorim de Menezes, confirmou ao Extra de Rondônia na manhã desta terça-feira, 23, que as urnas eletrônicas que serão utilizadas no próximo dia 5 de outubro já chegaram ao município.
Ao todo são 214 unidades, das quais 173 serão destinadas às seções eleitorais; uma será utilizada como justificativa, e o restante será utilizado como contingência para uma eventual substituição de urnas.
O magistrado destacou que em Vilhena serão 28 locais de votação, e nesta semana os mesários e presidentes de seções estão recebendo treinamento para o trabalho durante as eleições. Na próxima segunda-feira, 29, haverá a cerimônia de lacração das urnas eletrônicas.
O procedimento será realizado a partir das 08h00, no cartório eleitoral do município, e os representantes de partidos e coligações poderão acompanhar de perto as inserções de nomes, números e imagens dos candidatos, além de poder manusear as urnas para poder constatar que estão sem nenhum voto pré-computado.
As urnas serão instaladas nos locais de votação no sábado que antecede as eleições. O Juiz Eleitoral explicou que a Polícia Militar (PM) estará responsável pela segurança dos locais de votação, e irá disponibilizar efetivo para fiscaliza-los, além de viaturas extras, que estarão nas redondezas dos pontos de votação para garantir o bom andamento do processo eleitoral.