O objetivo foi sensibilizar diretores de associações e cooperativas para participarem do curso de formação com carga horária de 40 horas com a mesma temática.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A secretaria municipal de agricultura e abastecimento de Jaru – SEMAGRA promoveu na manhã desta quarta-feira (17) no Centro de Convenções na Linha 605, uma palestra sobre Associativismo “Como Administrar Associações e Cooperativas”, ministrada pela administradora Marilene Cristian.
O objetivo foi sensibilizar diretores de associações e cooperativas para participarem do curso de formação com carga horária de 40 horas com a mesma temática.
Que será realizado pela prefeitura de Jaru e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, com apoio das entidades. A prefeitura fornecea logística, alimentação e transporte, em contrapartida o SENAR disponibiliza o instrutor e o material didático e a associação a estadia.
Em 2013 foram realizado 22 cursos e a previsão é que em 2014 15 cursos sejam ofertados.
“A agricultura é o pilar que sustenta o país, defendendo o produtor rural estamos também defendendo o nosso município, evitando o êxodo rural, e fomentando a economia local, contribuindo ainda com o desenvolvimento do Brasil”, falou a prefeita Professora Sonia.
De acordo com secretário da Semagra,Waltenes Diniz, é necessário capacitar os gestores para que eles possam administrar de forma eficiente, e consequentemente obter mais avanços na agricultura e na pecuária. “O nosso trabalho depende da organização social dos produtores rurais através das associações. É com a gestão participativa que iremos diagnosticar os problemas e apresentar soluções para o fortalecimento do setor”, disse Waltenes.
Para Gerson Pereira Braga, que preside a Associação dos Produtores Rurais do Vale do Ubirajara - ASPRUVAL da Linha 619 há 03 anos, essa é a primeira vez que o executivo se preocupa em orientar entidades que representam o homem do campo. “Eu vejo uma secretaria de agricultura atuante, preocupada com o desenvolvimento no campo. A palestra foi muito boa, serviu para abrir a nossa mente apresentando os nossos direitos e deveres como gestores”, frisou Gerson.
Segundo Waltenes o objetivo do evento foi alcançado, pois a partir da palestra foram mobilizados cursos de capacitação para Jaru Uaru, Bom Jesus, Tarilândia e na Linha 617. O evento contou com administradores de 19 das 28 associações do município.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!