O município de Cacoal é destaque mais uma vez quanto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2014. O município ficou em 3º lugar no Estado no ranking que mede a qualidade do ensino no país.
O IDEB é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. O Ministério da Educação (MEC) determina anualmente metas a serem alcançadas pelas escolas públicas municipais, nos dois ciclos do ensino básico (do 1º ao 5º ano). Cacoal alcançou o IDEB 5.8 em 2013, essa meta era projetada pelo MEC para o município atingir em 2019, superou também a média estadual e nacional que é de 5,2.
De acordo com o Secretário de Educação, Joel Pereira, o índice mostra à crescente ascenção da educação pública municipal na administração Franco. “O IDEB é um termômetro para nos programarmos na obtenção e superação das metas estipuladas pelo Ministério da Educação em nível de ensino e aprendizagem. Os números mostram a evolução educacional, superando até mesmo metas propostas para daqui a cinco anos”.
Ainda segundo o Secretário, o município tem trabalhado com a capacitação dos profissionais ligados a área educacional, o melhoramento do espaço público destinado aos alunos e a promoção salarial dos educadores, para que este desenvolvimento seja constante.
Os destaques foram para escola Augustinho Góes com índice de (6.1) e José de Almeida que alcançou (6.0) na média.
Confira os resultados do Município de Cacoal nos últimos anos
*Dados do MEC
2007
Meta Projetada 4.2
Ideb Alcançado 4.3
2009
Meta Projetada 4.5
Ideb alcançado 4.5
2011
Meta Projetada 4.9
Ideb alcançado 5.2
2013
Meta Projetada 5.2
Ideb alcançado 5.8