Secretaria apresenta resultados do pacto pela saúde
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal apresentou nesta terça-feira (16), no auditório da Câmara Municipal, os indicadores do SISPACTO e do Programa de Qualificações das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS), do Ministério da Saúde no primeiro semestre de 2014.
O programa é um conjunto de reformas institucionais do SUS que tem como objetivo promover inovações nos processos e instrumentos de gestão em ações como fortalecimento da atenção Básica, redução da mortalidade infantil e materna e Saúde do Idoso. O SISPACTO é um instrumento virtual de pactuação de indicadores, com resultados alcançados no ano anterior e a proposta de meta para próximo ano e produz relatórios dos dados inseridos pelo usuário por meio da internet garantindo a agilidade na transmissão das informações bem como a credibilidade das mesmas.
Antônio de Pádua Pereira de Oliveira, Coordenador de Atenção Hospitalar, falou sobre a importância da avaliação para o plano estratégico do município no setor. “Esse ato é importante porque Cacoal está assumindo um compromisso em alcançar e superar as metas estipuladas para o próximo ano. E Esses dados são grandes ferramentas para mapearmos os pontos que devem ser desenvolvidos e assim entregar um serviço de qualidade na área da saúde para população”.
De acordo com os indicadores, os sistemas de informações sobre o percentual de ações de vigilância necessárias realizadas foram completamente alimentados conforme orientação do Programa. Os resultados, no fortalecimento da capacidade de respostas às doenças Emergentes e Endemias, com ênfase na Dengue, Hanseníase, Tuberculose, Malária, AIDS, o indicador mostra uma crescente evolução em todos os anos.
Já na área de Saúde Mental, a avaliação sobre “Taxa de Cobertura de CAPS/100.000 habitantes” apresentou resultados satisfatórios tanto de acordo com as metas municipais e também de acordo com a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!