A Confederação Nacional dos Municípios, com a participação da Associação Rondoniense de Municípios -Arom, teve audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, na manhã desta terça, 02. Na ocasião, a CNM conquistou junto ao dirigente da casa a garantia de que a proposta que concede 0,5% do FPM será colocada em pauta para votação ainda na sessão desta terça.
A votação da demanda apresentada é um avanço, resultado da mobilização permanente do movimento municipalista. O presidente da Arom, prefeito de Machadinho do Oeste, Marinho da Caerd, acredita na possibilidade da matéria ser aprovada, tendo em vista o bom entendimento durante a reunião de hoje. "A participação da Deputada Marinha Raupp que esteve acompanhada do Deputado Nilton Capixaba, foi imprescindível para que o presidente da Casa Henrique Alves colocasse em pauta a votação, visto que agora estamos no período eleitoral".
A participação dos prefeitos de Rondônia foi expressiva em relação ao número de prefeitos de outros estados. Caso a matéria seja aprovada, trará mais recursos para os municípios, e Rondônia poderá aplicar mais recursos pela receita própria. A deputada Marinha Raupp observa que os prefeitos de Rondônia passam por grandes dificuldades orçamentárias, principalmente no fechamento das contas. "Significa mais autonomia financeira para que os prefeitos possam desenvolver socialmente, economicamente os municípios, trazendo mais benefícios para a população." Enfatiza a deputada Marinha Raupp.