Estimativas divulgadas pelo IBGE devem ser observadas no repasse às Câmaras, diz TCE

Estimativas divulgadas pelo IBGE devem ser observadas no repasse às Câmaras, diz TCE

Estimativas divulgadas pelo IBGE devem ser observadas no repasse às Câmaras, diz TCE

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foi aprovado pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) parecer prévio esclarecendo que as informações apuradas no período de um censo a outro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas como estimativas, são oficiais e devem ser observadas – e utilizadas, inclusive, para a fixação do repasse financeiro à Câmara Municipal –, uma vez que tais estimativas definem o quantitativo populacional previsto constitucionalmente (artigo 29-A da CF).

Esse entendimento foi pacificado e materializado em voto aprovado pelo Pleno do TCE e publicado na edição nº 737 do Diário Oficial Eletrônico da instituição, que circulou na última segunda-feira (25), como resposta à Consulta-Processo nº 1266/2014, formulada pela administração municipal de Ariquemes.

Em sua decisão, o Pleno do TCE ainda alerta para o fato de que os dados obtidos pelo IBGE, por ocasião da realização do censo demográfico – que é feito a cada 10 anos, no encerramento das décadas –, não devem servir de fundamento para a alteração do coeficiente fixado para o mesmo ano, mas, sim, apenas para o exercício financeiro seguinte.

O voto e o parecer prévio aprovados pelo Pleno, cuja íntegra está disponível no portal do Tribunal de Contas (www.tce.ro.gov.br), passam, assim, a integrar a consolidação de entendimentos do TCE, firmando precedente normativo no âmbito de jurisdição da Corte de Contas rondoniense.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS