Extrativistas brasileiros expulsos da Bolívia serão assentados em Candeias do Jamari - VÍDEO

Uma missão diplomática conduzida pelo Consulado Brasileiro em Cobija (BO) e OIM – Organização Internacional para Migrações da ONU, com apoio do Incra em Rondônia levou 24 famílias para conhecerem o projeto de PAF Jequitiba em Candeias do Jamari

Extrativistas brasileiros expulsos da Bolívia serão assentados em Candeias do Jamari - VÍDEO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã desta terça-feira (12), uma missão diplomática conduzida pelo Consulado Brasileiro em Cobija (BO) e OIM – Organização Internacional para Migrações da ONU, com apoio do Incra em Rondônia levou 24 famílias para conhecerem o projeto de PAF Jequitiba em Candeias do Jamari, onde serão assentados, sete anos após serem expulsos da Bolívia por paramilitares campesinos do país vizinho

O assentamento fica distante cerca de 120 km da capital e terá apoio do Incra/RO através de projetos de financiamento e fomento da atividade extrativista.

Dennis Rodriguez, coordenador do projeto de reassentamento Brasil Bolivia disse desde o conflito em 2007/2008, quando centenas de brasileiros foram expulsos da faixa de fronteira ( 50KM) do pais vizinho, a OIM identificou e encaminha no projeto o reassentamento em território brasileiro de cerca de 600 famílias.

 ‘“A maioria optou pelo estado do Acre, foram 153 famílias em 2012, 96 em 2013 e até o final de 2014, mais 320 expatriados serão reassentados” disse Dennis.

O Consul do Brasil em Cobija (BO), Guillermo Arantes Barbosa afirmou que com o apoio do Incra/RO e OIM, hoje se concretizava um trabalho com sucesso, resgatando a dignidade de cidadãos brasileiros”

Marquelino Santana do projeto Ética e Cidadania que acompanha os extrativistas expulsos e trabalhou incansavelmente para o reassentamento das famílias em solo brasileiro afirmou que o processo está sendo bem encaminhado e esta visita em PAF jequitibá é mais um passo que as famílias possam decidir se aceitarão as terras e recomeçarão suas vidas na ‘pátria mãe’.

Os extrativistas fizeram um reconhecimento da área e a grande maioria optou por aceitar a localização ofertada pelo Incra e devem em breve iniciar processo administrativo para fazerem a mudança de Extrema de Rondônia para Candeias do Jamari.

VEJA VÍDEO
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS