Instalado o Núcleo de Polícia Comunitária do 1º BPM em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Foi criado na manhã de hoje, 17, o Núcleo de Policiamento Comunitário na área do 1º Batalhão de Polícia Militar em Porto Velho que será formado por policiais militares capacitados em filosofia de Polícia Comunitária. O 1° BPM vem seguido uma tendência de promover a aproximação da Polícia Militar e a comunidade, esperando sempre, mudar a tradicional concepção do modelo de Segurança Pública. O comandante geral da Polícia Militar coronel PM Fernando Prettz defendeu a iniciativa, “pois precisamos saber a origem dos problemas para aplicarmos às soluções no que se refere a segurança da comunidade”.
O coronel Prettz lembrou a implantação do ciclo patrulhamento no Estado. Para ele, naquela época, em Ji-Paraná, quando comandante do 2º BPM buscou alternativas as dificuldades enfrentados pela Segurança Pública. Deu certo, e hoje, é um dos policiamentos de resultados. Este enfrentamento a violência requer, como apregoa a Constituição Federal, o dever de todos e a responsabilidade do Estado. E o que vem a seguir é a comunidade assumindo o seu papel participando ativamente do Núcleo de Policiamento Comunitário.
Em sua explanação sobre a finalidade do NPC a tenente PM Michely Mendes, explicou que o policiamento convencional ou tradicional não conseguiu diminuir a criminalidade, apesar de todos os esforços de policiamento do 1° BPM. Assim, o Comando do 1° BPM tenente coronel PM Sergio Nunes, na busca de resposta moderna e atual para esse grave problema, optou pela implantação de um modelo de segurança pública comunitário, seguindo as experiências semelhantes de sucesso da Espanha, Canadá e Japão.
Participaram do evento o coronel PM Prettz, comandante Geral da PM, tenente coronel PM Sergio Nunes, comandante do 1º Batalhão, major PM Morone, coordenador estadual de Polícia Comunitária, Cícero Evangelista, representando a Assembleia Legislativa,
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!