Mais da metade dos municípios de Rondônia já receberam ou ainda receberão, até o final do mês, automóveis zero-km para uso exclusivo dos conselhos tutelares dos municípios. Segundo levantamento das emendas parlamentares de responsabilidade do Deputado Federal Amir Lando (PMDB-RO), pelo menos 29 municípios estão sendo contemplados com um ou mais veículos para efetuarem ações de proteção e amparo a crianças e adolescentes.
Para o parlamentar, os conselhos tutelares possuem um papel social importante e que deve ser valorizado. “Eu vejo que os conselhos estão totalmente desprovidos de estrutura, e o uso desses carros devem melhorar muito o bem-estar e resgatar a capacidade de trabalho para os conselhos cumprirem a sua missão, que é de amparar e oferecer proteção social as nossas crianças e adolescentes”, disse Amir Lando.
Pelo menos R$ 1,5 milhão em emendas de 2013 serão para contemplar os conselhos, que ainda vão receber, cada um, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro como complemento do chamado Kit do Conselho Tutelar, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. “Não há dúvidas de que a equipagem dos conselhos tutelares é um passo muito positivo para melhorar o atendimento às nossas crianças, principalmente, aquelas que vivem em situação de risco social e não tem como se proteger”, frisou Amir Lando.
No mês passado, o prefeito municipal de Cabixi, Vanderlei Palhari (PMDB), entregou o veículo e o restante do kit do conselho tutelar. “O veiculo servirá para ajudar nas ações da autarquia, nas visitas realizadas e também para se deslocarem até os distritos para cumprirem com suas obrigações”, disse o prefeito em um jornal de circulação no Estado.
De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, os municípios contemplados são: Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Chupinguaia, Pimenteiras do Oeste, Cabixi, Corumbiara, Theobroma, Machadinho do Oeste, Pimenta Bueno, Jarú, Ariquemes, Espigão do Oeste, Alto Paraíso, Buritis, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste, Nova Brazilândia D’ Oeste, Parecis, Ouro Preto do Oeste, São Francisco do Guaporé, Ji-Paraná, Primavera de Rondônia,
Campo Novo de Rondônia, Monte Negro, Nova Mamoré, Mirante da Serra, Candeias do Jamari e Urupá.Sobre as emendas 2014, de autoria do Deputado Federal Amir Lando, o parlamentar destacou que outros 13 municípios que não estiveramnesta primeira listagem para receber o kit do conselho tutelar também serão contemplados. “Quem protege a criança e o jovem está protegendo, sobretudo, a formação do caráter de uma pessoa.
No meu entendimento, a educação é o princípio de conduta e ética do ser humano. Por isso que existe a necessidade permanente de se investir em conselhos tutelares”, finalizou.