A busca de melhorias para os policiais militares foi a pauta da reunião que o coronel PM Fernando Luiz Brum Prettz, comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, manteve segunda-feira (23), com associações representativas de oficiais e praças da instituição. O encontro aconteceu no Quartel do Comando Geral da PM e foi considerado positivo pelo comandante Prettz, que apresentou e recebeu sugestões dos segmentos ali representados.
O coronel Prettz, como em outras ocasiões, voltou a defender a unidade da Polícia Militar. “Somente coesos, unidos, poderemos cobrar com maior legitimidade”, destacou.
Após citar que está há 60 dias no comando da PM, o coronel Fernando Luiz Prettz afirmou que já conhece as demandas da corporação. Segundo ele, são muitas, às vezes legítimas, e que existem há muito tempo.
Aos presidentes de associações, Prettz disse que é necessário estarem unidas para que seja construída uma base sólida para o futuro da instituição. Ele lembrou que, recentemente, ouve uma grande vitória para a classe das praças, quando foram abertos e estão em pleno funcionamento os Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e o Curso de Formação de Sargentos. Sobre a formação de soldados, segundo o comandante, o edital está sendo cumprido dentro do cronograma.
Mudanças
Ainda falando aos líderes das entidades representativas, o comandante Prettz disse que a comunidade precisa olhar para a Polícia Militar como uma instituição imprescindível para ela. “Precisamos mudar, primeiro, com a quebra de paradigmas, sem perder a hierarquia e disciplina. Em encontro recente com todos os Comandantes de Polícias e Bombeiros Militares com o ministro da Justiça José Cardozo, ventilou-se a possibilidade de desmilitarização das polícias, porém ninguém apresentou defesa de proposta”, acrescentou.
Um vídeo sobre Mudança de Mentalidade foi apresentado, lembrando que as mudanças servem para que qualquer homem ou mulher tenha condições de causar um efeito em sua vida, condições para fazer a diferença e ajudar aos outros a melhorar, progredir e avançar.
Situação Salarial
O tenente coronel PM Fábio Carvalho de Sousa apresentou um diagnóstico comparativo da remuneração dos militares estaduais de Rondônia em relação aos vencimentos dos militares dos demais estados do país, como forma de ilustrar o pronunciamento do comandante Prettz.
Presentes
Participaram da reunião representantes das associações Aspometron, Asponcer, Aspra, Aspromirr, APBM, Asfapom, Assesfam, Aspomil, Associação de Colorado do Oeste, Crapomji – Ouro Preto do Oeste, APMB de Guajará-Mirim, ASOF-PM-BM, Craponji –Ji-Paraná, ACMO , APMC-Cacoal e FAPMAS.