Congresso do Sticcero é sucesso e homenagem emociona público
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O I Congresso dos Trabalhadores da Construção do Estado de Rondônia Altair Donizete foi aberto nesta sexta-feira, em Porto Velho, com as presenças dos trabalhadores e os sindicalistas Claudinho (Conticom), Itamar Ferreira (CUT-RO) e representantes da sociedade civil organizada.
O presidente do Sticcero, sindicalista Raimundo Soares Toco, disse que o objetivo do congresso é debater e analisar a conjuntura estadual e nacional, os planos de lutas e as mudanças que devem ocorrer no estatuto da entidade.
O sindicalista Enélcio Pereira, tesoureiro do Sticcero e secretário geral da CUT/RO, presidiu a solenidade de abertura e facultou a palavra ao sindicalista Itamar Ferreira, que fez uma explanação histórica sobre os atuais membros da diretoria e as lutas em prol do crescimento do sindicato. O representante dos bancários alertou os trabalhadores para valorizar os pré-candidatos ao pleito eleitoral de outubro e disse que Toco é pré-candidato a deputado estadual e também entra na luta como pré-candidato a deputado federal.
Ao usar a palavra, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e Madeira (Conticom), Claudinho Gomes, fez um balanço das ações do Governo Federal e o legado positivo que está sendo deixado para a população brasileira.
Anderson Cláudio de Melo Machado, ex-interventor no Sticcero, mostrou a importância do sindicalista Altair Donizete, homenageado na abertura do congresso, e fez um relato do trabalho realizado para resgatar a moralidade no Sticcero. Machado elogiou os trabalhadores de Rondônia por terem apoiado a candidatura de Raimundo Soares Toco, para presidente, e a reeleição para dirigir a entidade.
Agradecendo a presença de todos os presentes e mostrando a importância do congresso para o sindicalismo de Rondônia, o sindicalista Raimundo Soares Toco destacou a participação do saudoso sindicalista Altair Donizete, falecido recentemente, e que é homenageado no evento.
O tesoureiro do Sticcero, Enélcio Pereira, emocionou a todos os presentes quando leu uma mensagem em homenagem a Altair Donizete, enquanto um telão exibia as fotos do homenageado. A mensagem fez dezenas de pessoas chorarem e os familiares de Donizete se emocionaram com a surpresa.
Uma placa de prata foi entregue pelo sindicalista Raimundo Toco a esposa de Altair Donizete, enquanto as filhas e a mãe do homenageado, Luzia Zambuzzi, recebiam flores. O ato comoveu a todos pela forma como foi feito.
Douglas, filho de Altair Donizete, fez um depoimento comovente sobre o seu pai e exibiu um vídeo com atuação do sindicalista falecido em defesa dos trabalhadores. Bastante aplaudido a 1ª fase do congresso terminou com muitos aplausos.
A Comissão Organizadora partiu para formar as equipes de trabalho e os grupos trabalharam para, neste sábado, defenderem as suas propostas à pauta apresentada para o debate.
Neste sábado, a partir das 9 horas, no Bingool Eventos, acontecerá o segundo e último dia do congresso.
Nos trabalhos desta sexta-feira foi registrado as presenças dos sindicalistas Valderi Braga, Sebastião Laia, Evaldo Pereira, Queiroz, Clébio Lobato, Francisco das Chagas e dezenas de representantes de entidades representativas do sindicalismo rondoniense.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!