A Prefeitura de Porto Velho em parceria com o Detran (RO), realizou uma blitz educativa que contou com participação de alunos da Escola Marcelo Cândia. A ação aconteceu na Avenida Sete de Setembro, próximo da Guaporé e teve como objetivo a conscientização e educação tanto dos condutores quanto dos estudantes, visando um trânsito mais seguro e humano para todos.
Conforme a agente de trânsito Elaine Cristina Nunes, da Divisão de Treinamento e Educação para o Trânsito da Semtran, o projeto “Anjos do Trânsito” é uma iniciativa do Dentran, que por sua vez convidou o Município a participar. Em duas horas de atividade (das 14h30 min a 16h30min), 350 pessoas foram abordadas. Elas receberam orientações verbais e ganharam kit contendo panfletos explicativos, boné e camiseta.
Os agentes da Semtran, a exemplo de Elaine e Marcos Henrique Lago, participaram ativamente e auxiliaram os estudantes nas abordagens realizadas, prestando orientações de segurança aos condutores, pedestres e passageiros. “As pessoas foram muito receptivas, os alunos tiveram um ótimo aprendizado e o nosso objetivo foi alcançado”, comenta Elaine. Segundo ela, muitas pessoas culpam a falta de sinalização pelos acidentes que acontecem, mas precisam lembrar que todos são responsáveis e podem agir de forma preventiva.
O projeto “Anjos do Trânsito” tem a finalidade de promover a formação de adolescentes e jovens sobre segurança no trânsito, para que atuem como multiplicadores na escola, em casa e na comunidade. Ele foi criado para atender alunos das escolas estaduais, municipais e particulares, para que num futuro próximo. Quando estiveram conduzindo veículos automotores, possam fazer diferença positiva.
Em nome da prefeitura e da Semtran, Elaine Cristina agradece ao Detran pela oportunidade, aos estudantes e aos colegas de trabalho que atuam na Divisão de Treinamento e Educação para o Trânsito da Semtran. Segundo ela, outras ações conjuntas serão realizadas com os agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia.