Na última segunda-feira, 12, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia (Cau-RO) assinaram Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de recuperar e revitalizar o Forte Príncipe da Beira.
O convênio tem por objetivo o estabelecimento de um programa de ampla cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, abrangendo atividades de extensão, pesquisa aplicada, desenvolvimento conjunto de projetos e programas e serviços tecnológicos, bem como a definição de atribuições profissionais com fulcro na graduação universitária de seus profissionais e a utilização de equipamentos, dentro de suas competências.
“A parceria é boa, porque tem a parte da engenharia e nós precisamos de engenheiros e de historiadores”, disse João Lacerda, presidente Cau-RO.
Em seguida, o presidente do Crea-RO, engenheiro civil Nélio Alencar, destacou a importância da união entre os Conselhos pelo resgate do monumento. “É muito salutar e revitalizante ver dois Conselhos se unindo para cuidar do nosso patrimônio histórico. É um pouco triste, porque não envolve os órgãos públicos, que também deveriam acompanhar aquela área de turismo tão importante para nosso Estado”.