Polícia Ambiental intensifica fiscalização na Estrada Parque

Polícia Ambiental intensifica fiscalização na Estrada Parque

Polícia Ambiental intensifica fiscalização na Estrada Parque

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No início do último mês, o governo estadual concluiu a abertura da Estrada Parque, garantindo o acesso dos moradores das regiões de Guajará-Mirim e Nova Mamoré até Buritis, Ariquemes e, consequentemente, à BR-364. De imediato o tráfego de veículos de pequeno porte foi autorizado.
Com a liberação do trânsito, as policiais Ambiental e Militar começaram a atuar nos 12 km de extensão da Estrada Parque, aberta pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), no trecho entre os distritos de Nova Dimensão e Jacinópolis, ambos pertencentes a Nova Mamoré.
Com o encascalhamento da estrada foi liberado o trânsito para ônibus e caminhões de pequeno porte (tocos), fazendo o Batalhão da Polícia Ambiental (BPA) intensificar a fiscalização na Estrada Parque e seu entorno. Uma guarnição ambiental (7º BPM-Ariquemes) composta por sete policiais trabalham 24 horas por dia na região, com apoio da Polícia Militar e também de homens do Comando de Operações Especiais (COE-Porto Velho).
O 1º sargento Edion, comandante da guarnição em trabalho na Estrada Parque nesta quarta-feira (14-05) explica que sua guarnição, com duas viaturas e sete policiais, foi designada para trabalhar dez dias consecutivos na região. “Trabalhamos das 6 horas às 18h, horário de funcionamento da Estrada Parque. A Polícia Militar fecha a estrada das 18h às 6h e em caso de problema relacionado a crime ambiental nós somos acionados para atender a qualquer momento”, detalha o sargento Edion.
O sargento salienta que a cada dez dias é realizada a troca de guarnição que atua no policiamento da Estrada Parque. “Estamos no terceiro dia de nosso turno garantindo 24 de fiscalização. Apreendemos apenas uma carga de dez metros cúbicos de madeira e fizemos o termo de doação ao DER para a construção de pequenas pontes na região. A atual guarnição da Ambiental é composta pelos sargentos Odion, Luciano e C. Silva, pelos soldados Alisson, Da Hora, Pereira e Tatiany.
De acordo com o diretor-geral do DER, engenheiro Ubiratan Bernardino Gomes, o governador Confúcio Moura fez o compromisso de manter a fiscalização policial 24 horas por dia na Estrada Parque para impedir que ocorra qualquer de crime ambiental.
Luiz do Carmo Almeida, o Polaco, chefe da Residência Regional do DER em Buritis, foi quem coordenou todo o trabalho de abertura da Estrada Parque. Ele afirma que a presença da polícia dá segurança aos trabalhadores. “Tenho orgulho de ver essa estrada aberta e saber que o DER fez tudo isso com máquinas, equipamentos e servidores próprios. Muita gente duvidou e agora está usando a estrada”, desabafou Polaco.
Conscientização
Rodrigo Viana, diretor-executivo do DER, pede a conscientização dos usuários da Estrada Parque. Ele pede aos motoristas que não utilizem a via logo após as chuvas. “A rodovia está 100% encascalhada, mas é uma estrada nova. A terra ainda está mole em alguns pontos. É importante que os motoristas aguardem pelo menos meio dia de sol após as chuvas”, frisa.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS