Governo integra órgãos para facilitar abertura de empresas em Rondônia

Governo integra órgãos para facilitar abertura de empresas em Rondônia

Governo integra órgãos para facilitar abertura de empresas em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para desburocratizar e simplificar o processo de abertura de empresas em Rondônia, centralizando todos os serviços na Junta Comercial (Jucer), o Governo do Estado está implantando o Projeto Integrar, desenvolvido pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), e adotado pelo Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei), com sede em Brasília.
Com a adoção desse sistema, conforme a vice-presidente da Jucer, Silvia Oriane, o governo vai interligar, via sistema de informatização, todos os órgãos responsáveis pelo licenciamento de empresas, como a Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e Secretarias de Estado e Municipais de Finanças (Sefin), Fazenda (Semfaz), Meio Ambiente (Sedam e Sema), numa parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“Com esse projeto, que o governador Confúcio Moura fez questão de implantar no Estado, considerando sua eficiência, eficácia e rapidez, tornou-se muito mais ágil e fácil iniciar um negócio em Rondônia”, afirmou Silvia Oriane, reforçando que os empresários deixarão de percorrer vários órgãos para obter documentos, como o alvará de licenciamento para iniciar suas atividades.
Silvia Oriane explicou que a implantação foi iniciada em 14 de abril, com a consulta de viabilidade, realizada por uma equipe do Drei, em Porto Velho; e treinamento de contadores e servidores, de 28 a 30. Para facilitar, tanto a abertura quanto a alteração e extinção de empresas, a Jucer passou a disponibilizar aos usuários uma nova ferramenta, tornando-se obrigatório, desde a última segunda-feira (28), o novo sistema de preenchimento da Ficha de Cadastro Nacional/Requerimento de Empresário (FCN/RE).
Para dar continuidade ao trabalho, com a expansão ao interior do Estado, a vice-presidente da Jucer e o técnico do Drei, Élvio Mário de Pádua, percorrerão seis municípios, da próxima segunda à quinta-feira (5 a 8). Pelo cronograma, a capacitação será iniciada na Associação Comercial de Vilhena, a partir das 8h30, da próxima segunda-feira; seguindo na terça, às 8h30, no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Cacoal; e às 15h30 na Associação Comercial de Rolim de Moura. No dia seguinte, será a vez da equipe de Ji-Paraná, a partir das 8h30, no auditório da Ciretran; e na quinta-feira, na Associação Comercial de Jaru, às 8h30; e a partir das 15h30 na sede do CRC de Ariquemes.
“A consulta de viabilidade evita, por exemplo, a duplicação de nomes, possibilitando, no futuro, a integração com as prefeituras, facilitando a consulta de viabilidade quanto à localização da empresa”, disse Silvia, ressaltando que hoje o desafio da Jucer é difundir a pesquisa de viabilidade no Estado, objetivando a melhoria do ambiente de negócios e auxiliando o fomento do desenvolvimento econômico de Rondônia, como vem fazendo a Jucemg em parceria com o Drei e o Sebrae.
Conforme dados da Jucer, atualmente Rondônia tem cerca de 100 mil empresas ativas, das quais 13.358 foram abertas em 2013, incluindo-se as microempresas de iniciativa individual, chamadas de MEI. No início deste ano foram efetivados seis mil cancelamentos de inativas, enquanto que no anterior foram 1.039. O prazo para abertura de 90% das empresas é de um a dois dias; e de cooperativas e sociedades anônimas de no máximo cinco dias.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS