Campanha Nacional de Combate à Gripe é lançada em Porto Velho

Campanha Nacional de Combate à Gripe é lançada em Porto Velho

Campanha Nacional de Combate à Gripe é lançada em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O lançamento oficial da Campanha Nacional de Combate à Influenza no município de Porto Velho aconteceu na última sexta-feira, 25 de abril, no pátio do Centro de Convivência do Idoso, localizado na zona leste de Porto Velho. Sob o comando do secretário municipal de Saúde adjunto, José Carlos Coutinho, o evento teve a presença de representantes do Estado de Rondônia e reuniu centenas de idosos.
Segundo Elizeth Gomes, chefe da divisão de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a vacina combate tanto a gripe comum quanto a gripe A (causada pelo vírus Influenza A H1N1) e tem como meta atingir 79.000 pessoas em Porto Velho, o que corresponde a 80% do público-alvo.
Neste ano a vacina é direcionada a idosos com mais de 60 anos, crianças com idade a partir de 6 meses a menores de 5 anos, mulheres no período pós-parto (até 45 dias), gestantes, portadores de doenças crônicas, profissionais da saúde, agentes penitenciários e pessoas desprovidas de liberdade. O “Dia D”, dedicado à intensificação da vacina, acontecerá neste sábado, 26, mas a campanha segue até dia 09 de maio em todas as unidades de saúde da rede municipal. Para tomar a dose, basta dirigir-se a uma unidade básica de saúde e apresentar a caderneta de vacina das 08h às 17h. Para as pessoas que sofrem de doenças crônicas, além da caderneta é necessário o parecer médico solicitando a dose.
O secretário municipal de saúde adjunto, Dr. José Coutinho, agradeceu a presença dos idosos que compareceram para a abertura da campanha e ressaltou a importância da vacinação contra a Influenza. “A presença de cada um de vocês é importantíssima, pois mais do que um ato de prevenção, a vacinação contra a gripe diminui o agravamento de outras doenças e os índices de hospitalização. Isso significa maior qualidade de vida, por isso esperamos que todos compareçam e vacinem-se para que esta seja mais uma campanha de sucesso”, finalizou o secretário adjunto.
Durante a vacinação os idosos também puderam medir a pressão arterial e realizar testes de glicemia como parte das ações do Dia Nacional de Combate à Hipertensão (comemorado 26 de abril). De acordo com a coordenadora do Programa de Hiperdia da Divisão de Programas Especiais da Semusa (DPE), Ivaneide Neves, reunir as ações de combate à hipertensão com a vacinação contra a gripe foi a melhor escolha para favorecer os idosos que frequentam o centro.
Além das medições de pressão arterial e nível glicêmico, houve palestra nutricional ministrada por alunos da Faculdade Fimca e Escola Health Vale do Guaporé sobre riscos e cuidados acerca da hipertensão para dezenas de idosos na sala de palestras do centro.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS