Usina estadual abre nova estrada para o calcário

Usina estadual abre nova estrada para o calcário

Usina estadual abre nova estrada para o calcário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A construção de uma nova e moderna usina de calcário, situada entre os municípios de Espigão do Oeste e Pimenta Bueno, deverá aumentar em mais de dez vezes a atual produção desse mineral, que é insumo importante para elevar a produtividade da soja e de outras culturas dentro do estado.

O Governo do Estado investiu cerca de R$ 11 milhões na construção da nova usina – que será inaugurada dentro dos próximos 60 dias e terá capacidade para 400 mil toneladas de calcário por ano (hoje são 25 mil toneladas anuais).

Outra obra importante para a produção de grãos, especificamente no cone sul, foi anunciada recentemente pelo governador Confúcio Moura, que há poucos dias deu a ordem de serviço para a execução da Rodovia do Calcário (RO-482).

A nova rota vai diminuir em cerca de 220 km a distância do transporte de calcário para municípios da principal região produtora de grãos do estado. O novo acesso partirá da usina e seguirá por um trecho de 54 quilômetros, até encontrar a BR-364, a menos de 120 quilômetros de Vilhena.

Hoje, a distância da usina até Vilhena é de 558 quilômetros. Com a nova estrada, a distância a ser percorrida pelos caminhões será de 340 km, ou seja, uma redução de quase 220 quilômetros.

O governador confirmou que a nova estrada terá importância estratégica, vez que ajudará a diminuir o preço do frete no transporte de calcário. A abertura da estrada começará logo após o período das chuvas, dentro de poucos dias.

Isso significará uma diminuição significativa para os produtores, uma vez que o custo maior do calcário é pago pelo frete. Hoje, o valor da tonelada de calcário é de cerca de R$ 40.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que Marcus Rito, da Sejus, deve ser exonerado?
Você acha que os presídios de Rondônia deveriam ser privatizados?
Se as eleições fossem hoje, qual dos nomes abaixo você escolheria para ocupar o Senado?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS