Profissão Repórter e a “crendice popular” da população sobre a cheia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A repercussão do que o Diretor da UHE de Jirau disse na matéria veiculada ontem no Programa PROFISSÃO REPÓRTER, da rede Globo, sobre a cheia invadindo as cidades e localidades ser uma "crendice Popular", ou, o mesmo que acreditar em saci Pererê e mula sem cabeça(são palavras do diretor), está correndo solta nas redes sociais. A POPULAÇÃO parece que ficou indignada, pelo menos no Twitter e no Facebook. Sejamos sensatos, o cara desafiou a nossa inteligência, e pior, demostrou total falta de respeito com os atingidos pela cheia.
Acho que temos um novo INIMIGO PÚBLICO Nº 01. José Lúcio é o nome do “irônico autor ” dessas afirmações. A reportagem poderia ter conversado com biólogos, hidrólogos e demais especialistas da área pra ver o ponto de vista, verificar se existe veracidade a infâmia afirmada pelo "01", entre outras nuances desse descaso das Usinas de Santo Antônio e Jirau.
Enfim, ao que tudo indica, essa cheia toda vai se repetir ano que vem e nos outros também... Como um órgão da competência do IBAMA permitiu que essas licenças fossem liberadas assim, como quem passa no caixa do supermercado, paga e vai embora? Essa questão também precisa ser esclarecida e, caso haja indícios de corrupção na entrega desses estudos e licenças ambientais, os criminosos responsáveis vão ter que pagar.
Sempre teve derretimento nos Andes e nunca havia acontecido antes, uma cheia com essa proporção anormal. Seria muito azar das usinas, não é mesmo? Agora todo ano vai existir esse azar?
Agora cabe a todos nós cobrar sem cansaço... Porque estamos entrando na pós cheia, e é aí que vamos ver o quanto a nossa região foi destruída, assim como a vida de muitas famílias também... Ano que vem tem mais...
* O autor é Jornalista e Publicitário.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!