ELEIÇÕES SINDEPRO: CHAPA “GARANTIAS E PRERROGATIVAS, É NOSSA MISSÃO!”
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Temos orgulho de virmos perante Vossas Excelências começar a apresentar como será executada Algumas de Nossas Propostas – Item 1 (um) da proposta.
1. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS, por fatos decorrentes do exercício da função.
Este serviço já vem sendo disponibilizado a mais de ano aos nossos sindicalizados, sendo que várias causas foram favoráveis aos nossos sindicalizados.
Esta ação deve continuar na próxima gestão.
O Contrato é de risco, em que o Sindicato paga por mês ao Advogado, independentemente dos números de causa que ele tenha de atuar, bem como independe do numero de recursos necessários. Valendo lembrar que não se aplicam somente a causas no âmbito administrativo, mas também judicial.
Não pensemos que são poucas as causas, pois não raro as demandas partem do próprio Poder Judiciário e do Ministério Público, além de vítimas insatisfeitas e de investigados que se utilizam, através de seus defensores, das Corregedorias e do Ministério Público, acusando Delegados de Polícia, visando defesa de seus clientes.
Em nenhum momento cogitamos contratar Advogado filho de Delegado ou parente, pois isto, além de poder criar desconforto para o próprio Advogado, pode também criar indisposição entre colegas que também tenham filhos ou parentes advogados.
Por isto, preferimos contratar Advogado experiente na área e independente.
Não dispensamos a idéia de rever valores do contrato. Mas é certo que depende de negociação, e redução do valor pago mensal não é uma certeza, mas uma tentativa da Chapa, se eleita, em tentar negociar uma redução.
Muitos não sabem ou não sabiam destes serviços, por conta de não precisarem dele. No entanto, sempre que ciente o Sindicato, imediatamente, comunicou o Delegado interessado.
2. PRESTAÇÃO DE CONTAS – Por uma demanda do atual Conselho Fiscal criamos o portal Transparência, para prestar contas. Este serviço deve continuar, no entanto tem de ser melhorado, pois está de forma aberta, e pretendemos colocar a disposição dos sindicalizado que poderá acessar as contas através de senha e login próprio.
Ademias, verificamos que a mesma deve ser mais detalhada para melhor compreensão dos sindicalizados, não só quanto a receita, mas em especial quanto as despesas.
Existem despesas correntes e eventuais, sendo exemplo no primeiro caso, água, luz, telefone, combustível, funcionários, ADEPOL/BR, INSS, assinatura TV, materiais de limpeza e de escritório. Quanto a segundo despesas com manutenção, reformas e ampliação, custas processuais, portes de remessa e de retorno judicial, xerox, aquisição de mobiliário, eletroeletrônicos, cama, mesa e banho, freezer, etc.
Arrecadação existem de regra duas rubricas 5022 (mensalidade sindical e outros) e 5024 (UNIMED e UNIODONTO), sendo este como despesa certa, ou seja para pagar as fatisras da UNIMED e UNIODONTO, e a outra para todas as demais despesas do Sindicato.
A experiência já nos colocou a par que todo mês dinheiro das despesas de manutenção do sindicato tem de ser utilizado para cobrir a folha da UNIMED e UNIODONTO, o que gera um desajuste, que nos faz ter de aperfeiçoar o controle exato das contas, para se evitar injustiças e poder cobrar adequadamente aqueles que devem a Unimed.
Referente as despesas, salientamos que com nossos parceiros, nos é permitido fazer obras de reparos urgente, ou manutenção, de forma parcelada, como a que ocorrera com notificação da Posturas do Município onde tivemos que iniciar reparos na tubulação da águas pluviais e reparos nos mais de 200 metros de calçada, referente a rua cinco.
Não havendo esta parceria, correríamos o risco da multa, por não ter tomado providencias dentro do prazo concedido.
O mesmo Vale dizer para notificação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que por conta do terreno ao lado, do sticcero, que efetuaram desmatamento de área verde, e já estavam cobrando da gente, tivemos que identificar nossa Sede, e graças a parceria, executar este serviço, não permitindo mais, aos que possam interessar, nos confundir com o sindicato citado.
3. CUMPRIR OS DEVERS PRESCRITOS NO ESTATUTO – O Estatuto estabelece diversas prescrições ao Presidente, e é, e sempre será nosso compromisso cumprir as obrigações contidas, em especial quanto a representação da categoria.
Representação em Juízo: As ações judiciais estão, e devem, ser acompanhadas pelo presidente: Acrescentamos que em nossas proposta. Disponibilizaremos no site SINDPERO, link próprio para acompanhar todas as ações judiciais de nosso interesse, incluindo adesão ao sistema push, para que, por email, possamos encaminhar a todos os colegas, o andamento processual
Representação Fora De Juízo: No dia de hoje (13/042014), por exemplo, tivemos reunião com um político de respeito da sociedade rondoniense, inclusive junto ao próprio Governo, que se interessou pela causa dos Delegados de Polícia frente a tratativa dada, em especial, pela Procuradoria do Estado que tem inviabilizado as nossas conquistas. Ainda mais após a publicação da Lei da Procuradoria que criou cargos para servidores, em nível de acessória que ganha mais do que Delegado de Polícia.
Dentro desta negociação entrou a unificação dos vencimentos à isonomia, compromisso firmado desde o início e que na data de hoje foi dado mais um passo, visando, conseguirmos administrativamente esta unificação de vencimentos e isonomia.
Assim é que estamos respeitando a categoria, mesmo diante de algumas derrotas, ainda que parciais, não esmorecemos e nem sucumbimos aos nossos oponentes.
Melhores Condições de Trabalho – Lógico, que com o inicio da campanha eleitoral, as propostas de construções de UNISPS, melhores condições de trabalho, começam a sair do papel, e assim, o SINDICATO, bem como os colegas Delegados, devem e estão empenhados no acompanhamento da execução destas obras, cujo presidente do SINDEPRO, em especial, deverá estar muito atento, pois senão estaremos fadados a ter obras novas com cara, jeito e funcionabilidade de velhas, como a Exemplo a Nova Central de Flagrantes e a Reforma da Sexta Delegacia de Polícia, executadas no atual Governo
A LUTA CONTINUA!
4. PATROCÍNIO ADEPOL/RO: A importância da articulação política da ADEPOL/RO junto aos trabalhos políticos de bastidores tem gerado grandes conquistas nacionais, como entidade colaboradora e pertencente a categoria, como o caso da Lei Complementar nº 12.830/2013. Indiscutível conquista para os Delegados de Polícia.
A ADEPOL/RO não possui arrecadação própria, pois visa não onerar nossos sindicalizados e nem associados, razão pela qual a ADEPOL/RO não tem arrecadação própria, apesar de previsão estatutária para pagamento de mensalidade.
Caso o SINDEPRO não continue honrando estes compromissos, que deste a fundação da ADEPOL/RO, vem honrando, certamente a ADEPOL/RO, ou deixará de atuar, ou passará a cobra dos associados.
Daí o nosso compromisso de continuar mantendo a ADEPOL/RO.
5. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE INTERESSE DA CATEGORIA – Esta é uma grande demanda da classe, mas que tem incomodado a Direção, pois em sabendo que a classe pretende da Instituição, bem como para Classe, demandará atitudes dos gestores da polícia.
Este planejamento iniciou-se o ano passado pelo então Diretor Executivo da Polícia Civil, que se viu isolado junto a Direção, e teve de trazer a demanda aos pares, junto a ADEPOL/RO e SINDEPRO, onde oportunizamos o início dos trabalhos, mas não foi concluído, dentre uma das principais ações seria a criação da Comissão de Prerrogativas. O Compromisso agora é da Chapa “Garantias e Prerrogativas é nossa Missão!”, pois se a Direção não faz planejamento estratégico, ou não dá prosseguimento, a categoria o fará, e apresentará a Direção de Polícia para que cumpra, sendo que unidos, conseguiremos dar efetividade ao mesmo, cobrando resultados da Direção.
Alias é oportuno lembrar o Projeto Aluno Monitor – PAM, que foi encerrado, por falta de apoio da gestão, vindo a ser apresentado um projeto substitutivo, o qual, pelo que se sabe, até a presente data não saiu do papel.
E é exatamente este tipo de postura que não queremos, por isto, o SINDEPRO não pode estar compromissado com a gestão, devendo cobrar resultados.
Neste quesito, Projeto Aluno Monitor e o Nov o Projeto criado pelo Ouvidor da Polícia Civil, em substituição ao Aluno Monitor, com a palavra a Direção Geral.
Aqui, Colegas e Amigos, vimos discorrer, ao menos em parte, como pretendemos desenvolver as atividades SINDICAIS das quais, na nossa proposta, apontamos como sendo o item 1 (um) – O que deve continuar da atual gestão.
Amanhã postaremos a situação do que deverá ser melhorado em relação a atual gestão.
Agradecemos a todos e um ótimo dia aos Pares.
Respeitosamente,
Chapa “GARANTIAS E PRERROGATIVAS É NOSSA MISSÃO!”
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!