No dia mundial de combate ao câncer, 8/04, a FARO - Faculdade de Rondônia, sensível aos que sofrem da doença, através do curso de Pedagogia marca presença na ala de Oncologia Pediátrica do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, para realizar junto às crianças especiais, atividades lúdicas com o propósito de levar momentos de alegria e descontração. O brincar foi oferecido como um recurso terapêutico para melhorar a expressão da criança frente à enfermidade.
Balões, enfeites, doces e alegria. A sensação de leveza permite às crianças, algumas em estado avançado da doença, esquecerem, por um momento, que estão no hospital impregnado pela angústia do câncer.
Os acadêmicos se emocionaram ao despertar o sorriso nos pequenos, através de leitura de contos infantis, brincadeira com balões, oficina de desenho livre, músicas e recebeu avaliação positiva de familiares, profissionais do HB e das próprias crianças.
Acompanhando o neto, Jacira Rosa Barros aprovou a ação dos voluntários da FARO, “é uma ação muito boa, ajuda no tratamento e distrai as crianças”.
Andréia de Sousa disse que a atividade aumentou a autoestima do filho de 8 anos, “ele se divertiu muito e adorou ganhar presentes”, concluiu com satisfação.
Para a acadêmica Riana Furtado, “a satisfação é enorme como pessoa e como futura profissional”, concluiu.
Clívia França, acadêmica do 3º período de Pedagogia afirmou que é fundamental aprender a lidar com a criança, também, fora da sala de aula e disse com visível comoção “ver uma criança sorrindo e saber que você é a causa, faz uma diferença enorme em nossas vidas”.
Ao final da atividade, humana e solidária, a coordenadora do curso de Pedagogia, Neide Alexandre afirmou "todos nós podemos doar um pouquinho do nosso amor, assim a vida ganha mais significado e a dor vai diminuindo, dando lugar para a esperança”, concluiu.