A Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV, que age prevenindo o câncer do colo do útero, continua até dia 10 de abril em todo o país. Em Porto Velho, a campanha que começou no dia 10 de março acontece em todas as unidades de saúde do município e especialmente com equipes periódicas nas localidades atingidas pela cheia do Rio Madeira.
O público-alvo são 12.801 meninas com idade entre 11 e 13 anos. Porém, segundo dados da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), até o dia 31 de março apenas 4.739 receberam a dose, o que corresponde a 37.02% do total, a meta é alcançar 80%. No país todo já foram vacinadas 2,4 milhões de meninas.
Esta é a primeira campanha organizada pelo Ministério da Saúde direcionada ao combate do Papiloma Vírus Humano (HPV), que é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual e que também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Elizeth Gomes, chefe da Divisão de Imunização da Semusa, alerta aos pais para que atentem-se ao prazo do fim da campanha, pois a imunização contra o HPV é garantia de melhor qualidade de vida no futuro das jovens que se vacinarem. “Levem suas filhas que tenham entre 11 e 13 anos para a unidade de saúde mais próxima, todas estão preparadas para atender a população em tempo hábil”, ressaltou Elizeth.
Para receber a dose, basta que os pais acompanhem a criança e apresentem o cartão de vacinação ou documento de identificação em qualquer unidade de saúde. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. No próximo ano o calendário de vacinação contra HPV incluirá as jovens de 9 a 11 anos.