Pais têm acesso a notas e frequência de filhos no site da Seduc

Pais têm acesso a notas e frequência de filhos no site da Seduc

Pais têm acesso a notas e frequência de filhos no site da Seduc

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Portal do Aluno, criado pela equipe técnica da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é um novo meio de os responsáveis acompanharem informações escolares de seus filhos. Mais de 200 mil pais devem ser cadastrados no novo sistema neste semestre.

O sistema foi desenvolvido no início de 2013 e esteve em testes com diversas escolas do Estado para efetivar a implantação. Neste ano, as instituições de ensino já podem disponibilizar virtualmente os boletins de notas e a frequência dos alunos para serem consultados através do portal pelos responsáveis.

Para visualizar as informações, os pais precisam ter o CPF cadastrado no sistema no momento da matrícula ou rematrícula do aluno. Após o cadastro, o responsável terá um código de acesso à ferramenta. “É um meio prático dos pais saberem como andam as notas dos filhos e se faltaram ou não à aula”, diz Paulo Eduardo, um dos coordenadores do sistema.

Paulo explica que o sistema é evolutivo, o que poderá agregar, no futuro, novas ferramentas. Uma delas é o envio de e-mails avisando aos pais quando o aluno faltar à aula. “Na hora em que o professor fizer o lançamento de frequência e um aluno tiver faltado, se o pai quiser, será avisado automaticamente sobre a falta”, comenta. A ferramenta está em fase de testes e deverá ser incluída no Portal do Aluno até abril deste ano.

Diário eletrônico

Para o Portal do Aluno ser possível, as equipes administrativas e pedagógicas das escolas estaduais utilizam o Diário Eletrônico para incluir as informações escolares. O sistema foi desenvolvido para ajudar e virtualizar os registros da escola - como dados dos servidores, ficha dos alunos,informações sobre matrículas, entre outros -, consolidando em um único sistema.

“As escolas podem ter o seu banco de dados neste sistema. A chamada escolar deste ano foi realizada nesta ferramenta. O diário eletrônico também um sistema evolutivo e queremos melhorar”, afirma Paulo. A próxima etapa para a equipe técnica da GTI é interligar todos os Conselhos Tutelares no sistema do Diário Eletrônico.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS