Uma parceria entre o Governo de Rondônia através da Secretária de Estado de Justiça (Sejus) e a Associação de Familiares e Amigos de Reeducandos e Egresso (Asfare) possibilitaram a realização de curso de serigrafia que teve aula inaugural na tarde desta quarta-feira (19) na serigrafia da Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo, o “Panda”.
O curso será ministrado em 30 aulas, sendo 10 teóricas e 20 práticas e tem o objetivo de ensinar aos reeducandos a confecção de pintura em camisetas, bonés, toalhas, entre outros. Em princípio, a turma inicia com 15 alunos, mas, segundo o assessor de Reinserção Social da Sejus, Alessandro Martins, a ideia é que através do interesse destes alunos iniciantes, o curso será estendido aos demais reeducandos que tiverem interesse.
Alessandro destacou a importância dos reeducandos começarem o processo de reinserção ainda no regime fechado, pois “quanto mais cedo começarem a ser preparados para retornarem a sociedade, melhor. Assim, quando chegarem ao regime semi-aberto já poderão ser contratados por alguma empresa e com uma mão de obra qualificada será bem mais fácil de conseguir ingressar no mercado de trabalho”, comentou.
A presidente da Asfare, Marizania Silva, disse que a associação vem trabalhando buscando sempre parceiros para que vários cursos sejam oferecidos aos reeducandos. Segundo ela, vários outros cursos em diversas áreas estão programados para serem ministrados no sistema prisional de Porto Velho.