Estudantes de 14 a 23 anos aprovados no processo seletivo do Projeto Jovem Aprendiz da Eletrobras Eletronorte, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI começaram o curso Eletricista de Manutenção Predial e Industrial. Estão inseridos no projeto 30 jovens do ensino médio regular da rede pública de ensino, sendo que 15 são estudantes de Porto Velho e 15 de Cadeias do Jamari.
As aulas estão sendo realizadas no Centro Tecnológico de Mecatrônica do SENAI, cujo local tem disponível o melhor ambiente pedagógico e físico para os alunos que durante 12 meses de curso terão direito ao auxílio bolsa, vale alimentação e vale transporte.
De acordo com o Gerente da Regional de Transmissão de Rondônia, Robinson Percy Holder, “a Empresa incentiva o desenvolvimento social no país e o projeto visa preparar jovens para o mercado de trabalho.”
“Ter a Eletrobras Eletronorte como parceira é sempre uma honra. Temos carinho por este projeto, pois já é executado pelo SENAI desde a primeira edição. A nossa escola vai oferecer todo o suporte necessário aos jovens”, disse a coordenadora Pedagógica Klenia Borges.
Bárbara Beatriz dos Santos de 17 anos é aluna do 2ª ano do ensino médio da Escola Estadual Carlos Drumonnd de Andrade, do município de Candeias. A estudante está empolgada com o curso. “Foi a maior felicidade do mundo pra mim e minha família passar no processo seletivo e garantir uma vaga em um projeto tão disputado. O curso é uma oportunidade de aprendizado e formação profissional. Sei que aqui será uma base muito boa para o que pretendo seguir, que é o curso de engenharia elétrica”, afirmou.
Projeto
Esta é a 5ª turma de Rondônia. Desde que o projeto foi iniciado no Estado já foram capacitados para o mercado dezenas de jovens na Capital e Candeias. O Jovem Aprendiz está alinhado a 9ª diretriz do Programa Eletrobras Eletronorte de Responsabilidade Social que atua na democratização do acesso à informação por meio de parcerias com entidades públicas e privadas visando a promoção da cidadania das comunidades em situação de risco, retratando o envolvimento da Empresa com ações sociais e a contribuição com o fortalecimento das políticas públicas com oportunidade de educação básica de qualidade para todos. O projeto está ligado também ao Programa Primeiro Emprego do Governo Federal.
O Jovem Aprendiz será gerenciado pela Regional de Transmissão de Rondônia e executado pelo SENAI.