As potencialidades de Rondônia vão ganhar espaço no Plano Estratégico de Marketing Turístico do Brasil.
Por esse motivo, o superintendente de Turismo do Estado Júlio Olivar recebeu em Porto Velho os consultores José Hamilton de Almeida e Marcela Saad da empresa contratada pelo Ministério do Turismo para elaborar o documento, cuja conclusão está prevista para setembro deste ano.
Marcela, que é turismóloga com pós - graduação em Marketing, apresentou durante uma oficina no Palácio Getúlio Vargas - sede do Governo do Estado - como será realizado o trabalho.
Participaram do evento técnicos da Setur, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo - Semdesfur - de Porto Velho e representantes de entidades ligadas ao trade turístico, a exemplo da Abav.
“Nessa primeira etapa, vamos realizar uma análise de como está a atual situação com um levantamento de informações relevantes", adiantou, ela esclarecendo que inicialmente será feito um raio x do setor no mercado rondoniense.
O primeiro desafio será identificar a oferta que é justamente o que Rondônia tem a oferecer aos visitantes; a demanda com foco no perfil do turista e quais são os concorrentes do Estado.
Com base nessas informações, o Ministério do Turismo quer saber quais são as ações de promoção e comercialização que estão sendo feitas para promover o turismo local com o objetivo de alinhar suas ações.
Apesar dos dois especialistas terem trazidos na bagagem novidades para fortalecer a atividade turística em Rondônia, Inclusive dados recentes com base em estudos da FIP - Fundação Instituto de Pesquisa -, caberá aos gestores locais a missão de encontrar o melhor caminho para promover o potencial rondoniense.
Essa preocupação em fazer o dever de casa, inclusive é uma das prioridades do superintendente de Turismo Júlio Olivar que desde que assumiu a pasta procurou apostar no Turismo doméstico. “O Marketing é fundamental para essa área e é interessante que a população rondoniense conheça os nossos atrativos", concluiu Olivar.