Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira retoma atividades em Rondônia

Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira retoma atividades em Rondônia

Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira retoma atividades em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para desenvolver e fortalecer a faixa fronteiriça do Estado, o núcleo estadual da Faixa de Fronteira de Rondônia vai intensificar as atividades em 2014. Em reunião realizada na terça-feira, 11, representantes de diversas instituições que compõem o núcleo traçaram estratégias para a retomada dos trabalhos. O encontro foi realizado no gabinete da Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), coordenadora do núcleo, através da gerência de Desenvolvimento e Políticas Públicas (GPP).
Para contextualizar os participantes no tema, o secretário-executivo do núcleo estadual, Celino Guimarães, apresentou um panorama das ações realizadas desde 2012, destacando a elaboração do Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIF). O documento contém uma série de projetos em diversas áreas visando o fortalecimento do local de fronteira como, por exemplo, a Unidade de Saúde Fluvial, que vai atender as populações às margens dos rios Guaporé e Mamoré, de Pimenteiras a Guajará.
A coordenadora de Políticas Públicas da Sepog, Bianca Rodrigues, explicou que hoje a pasta conta com uma nova estrutura administrativa que permite integrar outras gerências no processo de fortalecimento da faixa. Ela também informou que uma das metas do órgão em 2014 é a construção do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES-RO), coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI), e que para isso é essencial que o núcleo esteja reestruturado e firme, pois integrará também as propostas do PDIF.
Ponto de Partida
A retomada dos trabalhos passará pela recomposição do núcleo; avaliação das implantações do PDIF; avaliação da carteira de projetos; realinhamento dos programas do Estado com o governo federal; e a interação com os demais núcleos dos estados brasileiros de fronteira.
Uma das primeiras atividades para este ano será a realização de um evento a nível estadual envolvendo entidades, representantes da sociedade civil organizada, prefeituras e outros atores da faixa de fronteira de Rondônia. De acordo com o sub-coordenador do núcleo estadual, Cristiano Nascimento, o evento será também a oportunidade dos novos gestores municipais conhecerem os objetivos do núcleo estadual. “A intenção é estruturar e fortalecer o núcleo, dessa forma o evento será também o momento para a inclusão de novos integrantes ao núcleo”, destacou Cristiano.
“Queremos o melhor para o Estado e a retomada dos trabalhos está entre as prioridades da gerência, que junto com o PDES vem fortalecer e dar um denominador comum às ações do PDIF”, disse a gerente da GPP, Conceição Rúbia.
O debate contou com a presença da vice-prefeita de Guajará-Mirim, Cleude Zeed, e representantes do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae), da Universidade Federal de Rondônia (Unir), do Consórcio Binacional para Integração e Desenvolvimento Sustentável (CBIDS), da Superintendia Estadual de Promoção da Paz (Sepaz) e das Secretarias Estaduais da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) e Educação (Seduc). Também estiveram presentes técnicos da Sepog.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS