Cheia do Rio Madeira obriga prefeitura decretar estado de emergência

Cheia do Rio Madeira obriga prefeitura decretar estado de emergência

Cheia do Rio Madeira obriga prefeitura  decretar estado de emergência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
A prefeitura de Porto Velho decretou nesta sexta-feira (7), estado de emergência por 90 dias nas regiões dos bairros Nacional, Balsa, São Sebastião, Triângulo e Baixa da União, por causa da cheia do Rio Madeira. Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, José Pimentel, a enchente também afeta comunidades ribeirinhas nos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, dentre outras.
O prefeito Mauro Nazif assinou o decreto nº 13.396/2014, com base no artigo 87, inciso XXVI da Lei Orgânica do Município, e de acordo com o disposto no artigo 7º do Decreto Federal nº 7.257 de quatro de agosto de 2010.
Ressalta que o estado de emergência é o reconhecimento do poder público de situação anormal provocada por desastre, causando danos superáveis pela comunidade afetada. No caso de enchentes, “as águas se elevam de forma gradual e previsível, mantém-se em situação de cheia durante certo período de tempo e depois o nível do rio vai baixando gradativamente”, diz o decreto.
Este ano o pico da cheia do Rio Madeira que em anos anteriores ocorria em abril, sofreu alterações e causou a situação de emergência já em fevereiro. Diante da anormalidade, a prefeitura mobilizou toda sua estrutura e o Sistema Nacional de Defesa Civil. Mauro Nazif determinou que se coloque em prática o Plano Emergencial de resposta aos desastres e a convocação de voluntários para reforçar as ações do Município em favor das famílias afetadas.
Segundo José Pimentel, na manhã desta sexta-feira o nível do Rio Madeira chegou a 16 metros e 45 centímetros. Várias famílias estão sendo retiradas das áreas de risco e alojadas em abrigos da prefeitura ou casas de parentes. Outras que preferem alugar um local para morar provisoriamente, recebem auxílio financeiro no valor de R$ 180,00.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?
Quantos livros você leu em 2025?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS