O Pronto Socorro João Paulo II é um hospital de referência de média e alta complexidade, com uma equipe de médicos 24 horas prestando assistência ao usuário com risco imediato de morte ou aqueles com risco potencial de agravamento. Em media são realizados cerca de 110 atendimentos por dia.
O pronto socorro conta hoje com o melhor quadro de profissionais da saúde, 02 neurologistas, 02 clínicos gerais, 02 ortopedistas, 05 médicos intensivistas responsáveis pela de UTI durante 24horas. A unidade conta também com médicos de todas as especialidades de escala, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Toda sexta feira acontece a reunião do Núcleo de Acesso à Qualidade Hospitalar (NAQH), onde assessores da Sesau e do Pronto Socorro JPII e diretores se reúnem para discutir a qualidade assistencial no do Pronto Socorro João Paulo II.
De acordo com o diretor geral na unidade de saúde, Carlos Caieiro, pacientes vindos de outros municípios não chegam com freqüência, isso porque está sendo feito um bom trabalho no interior do estado pelo governador Confúcio Moura na saúde pública, mas os que aqui chegam são prontamente atendidos e voltam satisfeitos, como o senhor Sinval Gomes da Silva de 50 anos, que sofreu um acidente de moto com fratura exposta, próximo ao município de Ouro Preto d’Oeste. Imediatamente foi socorrido pelo Samu e encaminhado até O João Paulo II, que prontamente foi atendido pela equipe médica, que realizou a cirurgia. Dias depois, ele foi encaminhado para o Hospital de Base, para novas avaliações. Sinval encontra-se ainda no Pronto Socorro, “Não tenho o que reclamar, fui muito bem atendido, tanto pelos médicos como pelos enfermeiros aqui e no Hospital de Base. Se eu fosse dar uma nota para o atendimento, medicação e refeição daria nota 09”, afirma o paciente.
Outro caso, entre vários que chegam até o João Paulo II, foi o de Sérgio Mariano Pantoja da Silva, de 26 anos, que mora na capital e sofreu um acidente de moto com fratura exposta. “Cheguei aqui e me levaram direto para o centro cirúrgico. Só tenho que agradecer, as medicações são sempre na hora certa”, ressaltou o paciente.
O secretário estadual de saúde, Williames Pimentel, disse que todos os esforços são feitos para que os usuários do Sistema Único de Saúde sejam bem atendidos, principalmente os que chegam no Pronto Socorro João Paulo II. "Estamos capacitando os profissionais, com cursos ministrados por médicos do Instituto Nacional do Coração- Incor para atendimentos de urgências e emergência, todos os médicos que atendem na UTI passaram pelo treinamento, e no decorrer de 2014 mais cursos serão ministrados para aperfeicionar ainda mais os nossos profissionais", disse Pimentel.