Entre os dias 7 a 17 de janeiro, foi realizado no Palácio Rio Madeira (PRM) um treinamento sobre técnicas básicas de combate a incêndio, uso de extintores, táticas de evacuação do edifício em casos de emergências e manuseio de botija de gás (GLP). Cerca de 500 servidores de dez secretarias participaram das atividades práticas no pátio do estacionamento do PRM.
Uma das preocupações do sargento BM Fábio Ferreira Bentos, Chefe de Brigada e responsável pelo curso é quanto ao uso adequado dos extintores e suas classes. No treinamento, dois modelos de equipamentos foram testados, o extintor tipo CO2 utilizado em fogos Classe C e o extintor tipo água, em fogos da Classe A. Para Bentos, possuir um extintor e não saber usá-lo, é como ter um carro em casa e não saber dirigir afirmou.
O Palácio Rio Madeira possui atualmente 76 servidores treinados (brigadistas), o que garante maior segurança em caso de sinistro, uma vez que são pessoas habilitadas para orientação aos demais em casos de incêndios. A cada 12 meses os brigadistas passam por um curso de reciclagem no próprio Palácio.
Recarga dos extintores
Uma empresa credenciada já realiza as recargas dos extintores existentes e a aquisição de novos extintores, de modo que todo o Palácio fique assistido em conformidades com normas de segurança vigentes.