Cerca de 150 representantes das três dioceses do estado de Rondônia:Diocese de Ji-Paraná, Guajará-Mirim e Arquidiocese de Porto Velho estão participando do 13 º Intereclesial que acontece em Juazeiro do Norte, Ceará, nos dias 7 a 11 de janeiro e tem como tema:Justiça e Profecia à Serviço da Vida e o lema:Romeiros e Romeiras do Reino no campo e na cidade.
Mais de cinco mil pessoas de todo o país e dos cinco continentes do planeta estão sendo acolhidos, na terra de Padre Cícero, para celebrar este momento tão importante para as Comunidades Eclesiais de Base-CEBs.
Durante a abertura do evento, dom Fernando Panico, bispo de Jazeiro do Norte e presidente do 13 º Interclesial, fez menção à enorme quantidade de romeiros e romeiras que se deslocaram das diversas partes do planeta para participar do encontro, e enfatizou: “não existe distância para quem tem fé no coração”.
As Cebs são um importante espaço de partilha, de troca de experiências, formação e espiritualidade. “O 13º Intereclesial é uma força propulsora de mudanças em nosso país”, declarou o vigário geral da Diocese de Ji-Paraná, padre José Celestino dos Santos.
Dentro da conjuntura atual, o encontro se propõe a debater temas importantes, a fazer uma reflexão dos desafios e das vitórias conquistadas nas diversas instâncias sociais, políticas, econômicas e religiosas, no Brasil e no mundo.
Para discutir sobre estas realidades o encontro conta com a participação do escritor Frei Betto, do cantor e compositor Zé Vicente, do professor doutor em filosofia e teologia, padre Manfredo, a escritora Raquel Rigotto, entre muitos pensadores e lutadores das causas sociais.
Segundo o cantor e compositor, Zé Vicente , o 13 º Intereclesial é um momento de graça e desafio. De graça porque nos reunimos para celebrar conquistas. E de desafio pois devemos fazer com que este seja o modelo de Igreja, uma Igreja profética e martirial, que tenha o rosto dos pobres excluídos”, afirmou Zé Vicente.