De acordo com o documento público, a partir do dia 24, véspera de natal, até o dia 31 (reveilon), não se terá médicos a disposição das gestantes na Maternidade Mãe Esperança.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Crianças não podem nascer em Porto Velho neste final de ano. Pelo menos na maternidade municipal de Porto Velho, que não terá médicos plantonistas de acordo com escala de dezembro divulgada pela direção do hospital.
De acordo com o documento público, a partir do dia 24, véspera de natal, até o dia 31 (reveilon), não se terá médicos a disposição das gestantes na Maternidade Mãe Esperança.
Segundo fontes, desde que saiu a listagem na semana passada, os profissionais da saúde buscam uma solução. Na segunda-feira marcaram uma reunião com o Secretário Municipal de Saúde, contador Domingos Sávio Araujo, que não apareceu e mandou no seu lugar, dois servidores sem poder de decisão. Na terça, outra rodada de negociação. Mais uma vez o secretário não apareceu, porém seu enviado tabulou um aumento para plantões extras.
Na quarta, quando o corpo médico da Maternidade Municipal se preparava para se adequar aos plantões de final de ano, o prefeito Mauro Nazif, desconstruiu a negociação e deixou por enquanto sem solução a possível falta de profissionais para atenderem as parturientes.
OUTRAS DEMANDAS
De acordo com funcionários da maternidade, desde o inicio da gestão de Nazif, que também é médico, começaram os problemas de gestão na maternidade. Houve a falta de alimentação e atualmente, existe também a defasagem do corpo médico que conta com apenas 26, quando o mínimo necessário seria de 31 plantonistas em escalas de 12horas.
Falta de remédios, fios cirúrgicos, roupas adequadas e simples insumos estão faltando na maternidade. Retrato claro da administração de Mauro Nazif, que parece ainda não ter começado, mesmo já tendo passado um ano desde sua posse como prefeito da capital.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!