Escola realiza 10ª edição do Projeto “Cada conto encanta um tanto”
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Princesas e príncipes de contos de fadas e da vida real abrilhantaram este belo evento realizado pelo Instituto Laura Vicuña, no último sábado (23/11/13). Na plateia, emocionados, pais e mães corujas com câmeras a postos para registrar cada momento da festa. Com o sugestivo título "Cada conto encanta um tanto”, o projeto, que acontece há dez anos, é uma iniciativa da Rede Salesiana, cujo objetivo é semear nos jovens alunos o gosto pela leitura e também pela escrita.
O evento iniciou com a acolhida às crianças no ginásio coberto. A Irmã Rita deu às boas vindas aos pais e parabenizou os jovens estudantes chamando-os de “pequenos grandes escritores”. Ela também destacou a importância da inclusão dos contos de fadas na proposta curricular da escola e o empenho das professoras no desenvolvimento de cada etapa.
De acordo com a professora Dioneide Ferreira “o objetivo é desenvolver nas crianças o prazer da leitura, por meio da escrita e reescrita dessas histórias, ao mesmo tempo mágicas e reais, que possibilitam construir e reconstruir significados e conceitos” explicou. A professora Mere também falou sobre o sucesso da proposta e a participação dos alunos em cada fase do projeto até a finalização do livro que será entregue aos pais.
As professoras Socorro Beleza e Camila, que são mães de alunas, foram chamadas para darem seus depoimentos. Sobre os contos reescritos, a professora Socorro perguntou – “Quem, entre os pais, ao ler o que o filho havia escrito, não voltou à infância?”. Ela também falou para “os pequenos grandes leitores”: “Vocês leram para brincar. Leram para perceber as várias histórias e leram para produzir. Em nome dos pais aqui presentes, quero dizer que estamos orgulhosos de vocês, enquanto leitores e escritores. Esperamos que vocês não nunca parem de ler. Parabéns a cada um dos príncipes e a cada uma das princesas” finalizou.
Na sequência, os alunos dos segundos anos C e D, do período da tarde, dançaram ao som das músicas Contos de fadas (Hi 5) e Vejo enfim a luz brilhar (filme Enrolados). As turmas da manhã também se apresentaram com as músicas: O céu eu vou tocar (filme Valente) e Deixa brilhar (Princesas da Disney). Entre as duas apresentações, a aluna Júlia, do 2º ano A leu a versão do conto Cinderela. Como parte da programação houve ainda o momento dos autógrafos por um representante de cada turma, que simbolicamente entregaram os livros à irmã diretora, representando toda a comunidade educativa da escola.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!