Os 50 alunos a oficial da Polícia Militar aprovados em concurso público começam as aulas no início do ano de 2014, na Diretoria de Ensino da PM, em Porto Velho. Foi assinado hoje, 11, na sede da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Porto Velho, pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Defesa e Cidadania e a Unir convênio de Cooperação Técnica, Científica e Educacional para a realização do Curso de Formação de Oficiais (CFO), Bacharelado em Segurança Pública.
Estiveram presentes ao evento o coronel PM Paulo César de Figueiredo, Comandante Geral da Polícia Militar e o professor Delson Fernandes, chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade.
A reitora Berenice Tourinho disse que o documento foi assinado de maneira adequada e correta. Teremos a formação de policiais com conhecimentos reais de nossa região, dentro de um quadro curricular que atende as necessidades atuais de nossa sociedade.
Para o Secretário Bessa, a formação de oficiais da PM pelas universidades é padrão que está sendo adotado em outras corporações. Com este convênio, não haverá mais necessidade de oficiais oriundos do Exército Brasileiro, e nem enviarmos alunos para outras Corporações, como acontecia anteriormente.
“Esta é a segunda turma a ser formada pela Unir em convênio com o Estado”, observou o coronel PM César, Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia. Desta forma estamos atendendo aos anseios da sociedade por mudanças nas formações policiais.
O chefe do departamento de Ciências Jurídicas da Unir, Delson Fernandes, também destacou o pioneirismo e espera um quadro de oficiais, bacharéis em Segurança Pública com novos conceitos e idéias, sem contudo perder a hierarquia e a disciplina, normas da caserna.