Cozido, frito, grelhado ou assado. O peixe é um alimento irresistível à mesa e tem ainda outros grandes atrativos: é um excelente alimento para uma dieta variada e saudável, principalmente para crianças, mulheres grávidas e em período de amamentação e diminui o risco de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e doenças inflamatórias. Mesmo com tantos benefícios e recomendado por médicos e nutricionistas, ele ainda não está no topo do cardápio semanal do portovelhense. E para chamar a atenção sobre a importância em inserir este alimento cada vez mais na alimentação, o estudante de Gastronomia, Tiago Nues, está promovendo o “1º Festival Beradeiro de Peixes” que acontecerá no próximo sábado, 09/11, a partir das 11h.
O evento será realizado na Chácara Terrinha, na Estrada do Areia Branca, das proximidades da fábrica da Coca- Cola. Serão preparados diversos cardápios contemplando os peixes da região como Tucunaré, Tambaqui, Dourado e Surubim. Segundo Tiago que vai produzir dezenas de pratos especiais a partir destas espécies, o Festival será uma grande oportunidade para- além de incentivar o consumo- mostrar as mais simples e as mais sofisticadas formas de preparar estes peixes. “Somos privilegiados em viver numa região onde existe uma grande variedade de pescado, desde os mais nobres até os mais comuns. É um dos alimentos mais ricos e que pode ser preparado em diversas formas e nos mais variados sabores. E mesmo sendo tão acessível muita gente ainda não inseriu no seu cardápio semanal, o que para os especialistas deveria ser um consumo até maior devido à sua grande quantidade de nutrientes, sais minerais e em vitaminas, fundamentais para o bom funcionamento o corpo”, relatou o acadêmico de Nutrição.
Os participantes do “Festival Beradeiro de Peixes” terão uma grande mostra de sabores e opções. “Teremos os mais tradicionais como a caldeirada e a moqueca, e mostras em molhos, grelhados como também pratos sofisticados, um pouco das minhas criações, com um toque de especiarias finas e muito requinte e por um preço muito acessível. Além disso teremos uma grande variedade de saladas, tudo muito bem caprichado”, disse ele.
Serão quatro horas de evento e para acompanhar o Festival a organização preparou um ambiente confortável com som ao vivo, com voz e violão. Vamos apresentar também um prato especial que criei para homenagear nossa cidade, que é a “Moqueca Beradeira ao Molho Escabeche”, frisou. Telefone para contato: 069 9207-6150.