Sebrae - Semana nacional de ciência e tecnologia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Educação com qualidade tem sido uma das grandes preocupações do governo brasileiro, tendo em vista que países que alavancaram o seu desenvolvimento industrial e econômico, num curto espaço de tempo, como os Tigres Asiáticos Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan, realizaram altos investimentos em educação e qualificação profissional. Essa política pública para a melhoria da educação pública no país pôde ser conferida no stand da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) no Polo Esportivo Deroche Pequeno Franco, Porto Velho, entre os dias 24 e 27 de outubro, de 16 h às 22 h. Também foram realizadas clínicas tecnológicas para agricultores familiares de projetos atendidos pelo Sebrae, assim como houve uma palestra magna a respeito de qualidade de vida ministrada por Solange Frazão, referência de corpo e vida saudáveis.
Num mundo cada dia mais informatizado a inclusão digital é um aspecto essencial para o desenvolvimento de qualquer país. Com essa visão o Ministério da Educação criou, em 2010, o programa Um Computador por Aluno (UCA), que tem como meta a disseminação do uso pedagógico, em escolas públicas de todo o Brasil, da tecnologia digital com a disponibilização do laptop educacional conectado, que foi apelidado de “uquinha”. O governo de Rondônia também tem se preocupado com a problemática e, em caráter experimental, adquiriu 45 mesas educacionais, jogos educativos, as quais atendem a seis alunos por vez. De acordo com Ana Paula Souza Maia, coordenadora de tecnologia educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Rondônia há oito escolas atendidas pelo programa UCA que deve ser expandido para outras escolas ao longo dos próximos anos. Os computadores possuem sistema operacional Linux, são robustos, resistem a uma queda de até 60 cm sem danos e, em caso de perda ou roubo são bloqueados, o que impede o seu uso por terceiros.
Os laptops podem ser utilizados, principalmente nas séries iniciais, por todas as disciplinas. Há também o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) que promove o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio. O programa é desenvolvido em parceria com estados e municípios. A ideia fundamental do Proinfo é promover o uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas nas escolas públicas brasileiras. Para isso o programa atua em duas frentes: equipa as escolas com tecnologias da informação e capacita os professores para fazerem uso adequado desses recursos no processo ensino-aprendizagem. Entre os equipamentos distribuídos pelo ProInfo estão um projetor que funciona em conjunto com a lousa digital, presentes em 258 escolas de Rondônia, assim como o tablet educacional, que é uma ferramenta com o propósito de garantir ao professor as condições de acesso às novas tecnologias de informação e comunicação nos contextos social, acadêmico e escolar. Os projetores e a lousa tem o objetivo de dinamizar as aulas com a apresentação de vídeos e outras mídias como recurso para dinamizar as aulas.
Ainda no aspecto da educação o stand da Seduc apresenta a experiência do “Projeto de Karatê Vida Saudável”, do professor César Furtado, de uma escola da zona rural no distrito de Nova Colina, município de Ji-Paraná. A prática do karatê tem o objetivo de formar o caráter social das crianças e adolescentes assim como desenvolve agilidade, percepção, raciocínio rápido, entre outros.
As clínicas tecnológicas contaram com participação de agricultores familiares do projeto Tempo de Empreender Bananicultor, desenvolvido pela Construtora Camargo Corrêa, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto Camargo Corrêa (ICC) e Sebrae. O projeto tem o intuito de viabilizar, técnica e economicamente, a produção e a comercialização de frutas em comunidades do entorno da Usina Hidrelétrica Jirau.
As palestras das clínicas foram ministradas por especialistas e abordaram assuntos como a importância da bananicultura em Rondônia e seus problemas sanitários; critérios do uso de agrotóxicos e do trânsito de vegetais assim como a importância da inovação na fruticultura para a manutenção da competitividade no mercado.
A palestra magna com Solange Frazão abordou a importância de uma alimentação saudável, por meio da reeducação alimentar e da prática de exercícios no cotidiano. Segundo a palestrante esses são fatores essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de doenças causadas pelo sedentarismo e pela ingestão excessiva de comidas calóricas.
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!